Alunos de escolas públicas de Muriaé, na região da zona da mata de Minas Gerais, conquistaram três das primeiras colocações na etapa estadual do Projeto MPT na Escola.
Assim, a cidade será a única representante da referida região na solenidade de premiação desse ano, que ocorrerá em Belo Horizonte, dia 8 de novembro.
Os trabalhos apresentados pelo município estão entre os primeiros colocados em três das quatro categorias do projeto, ou seja, conto, música e poesia. Na modalidade poesia, por exemplo, o destaque foi na faixa etária de 6º e 7º anos.
Um dos objetivos do MPT na Escola é informar, conscientizar e incluir profissionais da educação, alunos e famílias no debate sobre a prevenção do trabalho infantil e de proteção do(a) adolescente trabalhador(a). E o conteúdo dos trabalhos apresentados demonstra que a pauta chegou nas escolas e na vida dessas crianças e adolescentes, como se pode observar no seguinte trecho de uma das poesias vencedoras:
“É preciso saber separar seu tempo e não se perder de vista, pois devemos estudar para termos maiores conquistas. Trabalhadores jovens têm disposição e também têm seus direitos. Jornada de trabalho tem que ser limitada, esse é um dos conceitos”.
Fonte: MPT