Cidade mais alta do Estado Rio de janeiro, com três unidades de conservação da natureza – Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, Parque Estadual dos Três Picos e Parque Nacional da Serra dos Órgãos – e detentor dos títulos de Capital Nacional do Montanhismo, de Capital Nacional do Lúpulo e de Capital Estadual da Agricultura Familiar, Teresópolis recebeu nesta última quarta-feira, 09/10, o II Seminário Estadual de Turismo Rural e de Aventura.
O evento, realizado no Hotel Village Le Canton, em Vargem Grande, no 3º Distrito, contou com cerca de 800 pessoas, representando de 20 municípios, e painéis abordando importantes temas para o desenvolvimento turístico e sustentável do estado do Rio de Janeiro, além de mostrar novas experiências. A programação também incluiu oficinas, feira de produtos e momentos de networking.
A secretária municipal de Turismo de Teresópolis, Elizabeth Mazzi, foi mediadora no painel Potencial do Turismo Cervejeiro, sobre as oportunidades do turismo cervejeiro no estado. “Teresópolis é a mais alta do Estado, possui os títulos de Capital Nacional do Lúpulo e do Montanhismo, e Estadual da Agricultura Familiar. Além disso, o município também é o maior produtor de hortaliças folhosas do estado, com destaque para a produção de uvas vitis viníferas, nos últimos anos. Devido a isso e pelo destaque na realização de eventos, produtos e roteiros rurais, a cidade foi escolhida para sediar esse seminário de extrema relevância para o setor”, destacou Elizabeth, acompanhada de sua equipe técnica, dos secretários municipais Marco Aurélio Freitas (Agricultura), Ricardo Guarilha (Cultura), e dos subsecretários Flavia Bartoly (Agricultura), Hilna Galo (Cultura) e de membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).
“O destino Teresópolis é repleto de atrativos para diversos estilos e idades. Então, a pessoa que vem passar um dia ou um final de semana em uma dessas propriedades tem essa experiência do rural, do colhe e paga, e o melhor de tudo, a oportunidade de levar esses produtos fresquinhos e orgânicos para casa”, disse o guia de Turismo, Gutto Rodrigues.
O subsecretário municipal de Turismo e diretor de Turismo do Teresópolis Convention & Visistor Bureau, Henrique Silva falou sobre sua experiência como montanhista e guia de turismo, destacando os desafios da Travessia Teresópolis-Petrópolis. A subsecretária municipal de Agricultura de Teresópolis, a agrônoma Flavia Bartoly, apresentou sobre as práticas inovadoras no agroturismo. Turismóloga da Secretaria M. de Turismo, Dra. Ana Carolina Oliveira, mediou o painel “Ecoturismo, Turismo de Aventura e Meio Ambiente”.
O seminário foi promovido pela Federação de Conventions & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Teresópolis Convention & Visitors Bureau, e contou com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), da Secretaria Municipal de Turismo de Teresópolis, Equipotel, Viação Teresópolis, Serra Verde Imperial, InterTV, TM Produtora, além da Rota Cervejeira, Rota do Queijo e associações de artesanato e agricultura do estado.
“O segmento de turismo rural é notório por seu compromisso com a produção agropecuária, além de agregar valor a produtos e serviços rurais e, em última instância, resgatar e promover o patrimônio cultural e natural da comunidade”, concluiu Elizabeth Mazzi.
Fotos: Dino Garcez e Daniel Lichotti/TV Pessegueiros