A assinatura atual do YouTube Premium inclui vários benefícios: remoção de anúncios, reprodução em segundo plano, downloads de vídeos e acesso ao YouTube Music. Tudo isso tem um custo que no Brasil chega a R$ 24,90 por mês.

Lite não removerá todos os anúncios
Um dos pontos importantes a serem observados é que o Premium Lite não removerá todos os anúncios. Embora a maioria dos vídeos não tivesse interrupções nos testes, os videoclipes ainda tinham anúncios nesse plano. É um pensamento lógico: como a música é licenciada, a remoção de anúncios tem um custo bem maior para a plataforma.
Além disso, esta versão simplificada não incluiria downloads offline ou reprodução em segundo plano no celular, recursos que permanecem reservados para a oferta Premium completa. Por mais que possamos entender os anúncios nos clipes, a perda dessa funcionalidade parece mais difícil de aceitar. A reprodução em segundo plano não custa muito ao Google e é um recurso forte o suficiente para levar as pessoas a assinarem o plano.
A Bloomberg também relatou que o teste inicial foi realizado na Europa em 2021, antes de ser abandonado em 2023. O relançamento desta oferta pode, portanto, prenunciar uma extensão maior no futuro. O objetivo é claro: aumentar o número de assinantes oferecendo uma alternativa mais acessível para aqueles que querem simplesmente evitar anúncios, sem pagar por um serviço de streaming de música que não usam.
Então, se o Premium Lite for bem recebido, a Google poderá expandir essa oferta para outros mercados. O The Verge (via Bloomberg) relata que os primeiros países a receberem o novo plano são Alemanha, Austrália, Estados Unidos e Tailândia. Para usuários que assistem principalmente a tutoriais, podcasts ou vídeos informativos, esta opção pode ser um bom meio-termo entre conforto de visualização e orçamento controlado.
Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no TikTok, Facebook, Threads, Instagram, Bluesky, X e Twitch!
