O que é o Claude IA, rival do ChatGPT que chegou ao Brasil

Chegou nesta quinta-feira 1º de agosto no Brasil, a ferramenta de Inteligência Artificial (IA) “Claude” da startup Anthropic. A partir de agora, já é possível usar o chatbot Claude no país em suas mais diversas modalidades.

Com suporte completo ao português brasileiro, ele é empurrado pelo modelo de linguagem mais recente da companhia, o 3.5 Sonnet.

O principal diferencial do Claude está no uso corporativo. Em testes recentes, ele se mostrou melhor que as outras plataformas em administrar tarefas que envolvem grandes volumes de dados, em cálculos matemáticos e também escrita de códigos de programação.

O que é Claude?

Imagem ilustrativa do Claude, assistente de inteligência artificial da AnthropicClaude chegou ao Brasil e pretende concorrer com o ChatGPT – Foto: SOPA Images/LightRocket via Gett/ND

O Claude é um Modelo de Linguagem de Grande Escala feito pela Anthropic, startup americana de IA. A primeira versão foi lançada em março de 2023, enquanto a última em março de 2024, com novas atualizações.

Baseado na pesquisa da Anthropic sobre a criação de sistemas de IA confiáveis, interpretáveis e orientáveis, o Claude foi desenvolvido utilizando uma técnica de Inteligência Artificial inovadora e treinamento de inocuidade.

Destaca-se pelas seguintes habilidades:

  • Diálogo cuidadoso;
  • Criação de conteúdo;
  • Raciocínio complexo;
  • Criatividade e codificação;

Tom mais coloquial do que seus equivalentes, apresentando uma personalidade própria e com senso de humor.

A empresa Anthropic tem o conceito desenvolver relação à segurança e à responsabilidade na IA, destacando o “IA Constitucional”, que permite que os modelos sigam um conjunto explícito de princípios, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A Anthropic aponta que está comprometida com a segurança de seus modelos, considerando-os ativos de segurança nacional. A empresa realiza testes de vulnerabilidade política para garantir que seus modelos não sejam usados para campanhas de influência ou atividades ilícitas.

Quais as funcionalidades do Claude?

Como muitas das ferramentas IA da sua categoria, o Claude também conta com as capacidade generativas de assistente virtual, entregando resultados a partir de prompts, os comandos enviados por texto em forma de conversação.

Veja quais são as principais funcionalidades desse LLM:

  • Automação de tarefas;
  • Geração interativa de código;
  • Análise de pesquisas, tabelas e gráficos;
  • Criação de ideias e de hipóteses;
  • Predição de tendências financeiras, comerciais e de outros segmentos;
  • Redigir resumos;
  • Processamento e tradução de grandes quantidades de texto;
  • Fornecimento de dados em tempo real;
  • Importação de documentos e arquivos com diversos tipos de extensões;
  • Entendimento sobre conteúdos de um link;
  • Raciocínio lógico avançado e profundo.

Um dos pontos que a startup disse que a ferramenta pode chamar atenção dos brasileiros são capacidades como a tradução de conteúdo, o marketing de conteúdo no setor de turismo, o copywriting, a programação e revisão de códigos estão entre os principais recursos.

Como usar o Claude?

ClaudeO Claude se coloca como a próxima geração de IA para tarefas em escala- Foto: Divulgação

Você pode acessar o Claude através do site https://claude.ai/ ou pelo aplicativo do celular, já disponível gratuitamente na Google Play Store ou Apple Store.

A empresa também disponibiliza APIs de seus modelos, que permite que desenvolvedores integrem sua IA em seus projetos. Para usar as APIs da Anthropic, basta acessar o site https://www.anthropic.com/aphi.

Viu como é simples, agora veja algumas dicas para fazer uma pesquisa e utilizar a ferramenta da melhor forma.

Faça perguntas claras

Perguntas específicas ajudam o modelo a entender exatamente o que você procura. Por exemplo, em vez de perguntar “como funciona a Claude IA?”, questione “quais algoritmos são usados na Claude IA para processamento de linguagem natural?”.

Forneça informações adicionais

Ao fazer uma pergunta, inclua informações adicionais para obter respostas mais precisas e relevantes. Por exemplo, ao planejar uma viagem, peça informações com base na época do ano e nas atividades de sua preferência.

Utilize comandos diretos

Para tarefas específicas, como solicitar um resumo de texto ou uma tradução, use comandos diretos como “resuma este artigo sobre inteligência artificial” ou “traduza este texto para o espanhol”.

Experimente diferentes formulações

Se uma solicitação não fornecer a resposta desejada, tente reformulá-la de maneira diferente. Às vezes, uma mudança na estrutura da pergunta pode gerar resultados melhores.

O Claude é uma plataforma segura?

Layout do ClaudeAI, mostrando a personalização da ferramenta com um "Bom dia, Ana"O Claude também se desta por ser uma ferramenta de IA mais personalizada – Foto: ClaudeAI

Sim! A Anthropic, desenvolvedora da ferramenta, é uma empresa comprometida com a segurança e privacidade dos usuários. Um de seus pilares é o desenvolvimento ético da inteligência artificial, o que significa que a empresa se dedica a impedir o uso indevido da tecnologia por meio de testes e treinamentos rigorosos em seus modelos.

Além disso, a Anthropic não utiliza dados dos usuários para treinar a IA sem permissão explícita.

Cloud é gratuito? Preços de Claude no Brasil

Os usuários do Plano Pro recebem cinco vezes mais uso em comparação com o plano gratuito, além de acesso antecipado a novos recursos e a todos os modelos atuais, incluindo o 3.5 Sonnet, a versão mais recente, e toda a família Claude 3, por R$ 110 por usuário por mês.

O Plano Team oferece ainda mais uso e acesso a chats compartilhados com colegas de equipe por R$ 165 por usuário por mês, com um mínimo de cinco estações.

Mas afinal, Claude é melhor que o ChatGPT?

A resposta pode variar dependendo das preferências individuais e dos objetivos das tarefas, mas podemos destacar três vantagens do Claude:

  • Respostas mais precisas e confiáveis: Graças à sua arquitetura e treinamento especializados.
  • Leitura de links e arquivos externos: Ampliando sua capacidade de fornecer informações relevantes e contextualizadas.
  • Maior capacidade de lembrar o contexto da conversa: Permitindo uma interação mais fluida e natural com o usuário.

Essas vantagens podem ser importantes para quem busca uma experiência de assistente virtual eficiente e personalizada.

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima