Os alunos da rede estadual do Paraná passam a contar, a partir deste mês, com uma nova aliada no estudo da matemática: a Inteligência Artificial. Pioneiro no país, o recurso Khanmigo funciona como uma espécie de “tutor digital”.
O sistema, usado durante a resolução de exercícios de matemática, proporciona suporte individualizado aos alunos, com resposta de dúvidas em tempo real. A ferramenta não oferece as respostas diretamente, mas incentiva a reflexão e compreensão do conteúdo.
O secretário de estado da Educação, Roni Miranda, destaca que a plataforma é capaz de adaptar estratégias de ensino às necessidades específicas de cada estudante. Para ele, a adoção de novas tecnologias pode proporcionar um estudo mais individualizado e eficiente.
O programa permite múltiplas aplicações em sala de aula: revisão de conceitos, apoio na elaboração de planos de aprendizagem, avaliação da compreensão dos alunos e suporte em projetos de grupo, pesquisa e escrita criativa.
Além disso, a plataforma oferece recursos para os professores, funcionando como uma espécie de assistente para o planejamento de aulas, atividades, avaliações e acompanhamento do desempenho dos alunos. Até o momento, o investimento é de R$ 9,64 milhões.
Inicialmente, o sistema será disponibilizado para cerca de sete mil estudantes de 98 escolas pertencentes aos Núcleos Regionais de Educação (NREs) de Curitiba e Região Metropolitana (RMC), Apucarana, Londrina, Ponta Grossa, Maringá, Goioerê, Francisco Beltrão e Wenceslau Brás.
Reportagem: Vanessa Fontanella