Pular para o conteúdo

Bitcoin sobe quase 2% em dia de queda das bolsas com guerra comercial

Banner Aleatório

O bitcoin hoje avança após sofrer um tombo de 4% ao longo das negociações de quinta-feira (3). Por volta das 12h30 (horário de Brasília) desta sexta-feira (4) , a maior criptomoeda em valor de mercado subiu 1,93%, sendo negociada a US$ 82,3 mil. O ethereum (ETH) e solana (SOL) também avançam 1,62% e 4,65%, respectivamente, nas últimas 24h. Os dados são da CoinMarketCap. A recuperação, embora em níveis tímidos em relação às perdas de ontem, acontece em meio à escalada da guerra comercial, desencadeadas pelas tarifas de importação.

Banner Aleatório

“O mercado de criptoativos ainda segue em compasso de espera. Os investidores estão cautelosos e buscam compreender os possíveis desdobramentos do pacote tarifário anunciado por Donald Trump, que reacendeu incertezas no cenário macroeconômico global”, avalia Guilherme Prado, country manager da Bitget. Nesta sexta-feira (4), o governo chinês impôs uma taxa de 34% sobre os produtos americanos em resposta às tarifas de recíprocas de Trump.

O presidente americano disse, na plataforma de mídia social Truth, que a China “entrou em pânico” com o pacote de tarifas, anunciado na quarta-feira (2). Vale destacar que, desde fevereiro, quando as primeiras medidas protecionistas do republicano foram anunciadas,  a aversão ao risco dos investidores permaneceu, impactando o desempenho das criptomoedas.

Como mostramos aqui, o bitcoin apresentou uma perda de quase 12%, sendo o seu pior desempenho dos últimos seis anos para o período. O receio do mercado é que as medidas protecionistas empurrem a economia americana para uma recessão. “Paralelamente, a estimativa do Fed de Atlanta para o PIB do primeiro trimestre de 2025, prevendo uma queda de 2,8%, pode piorar à medida que o consumo e os investimentos das empresas diminuem sob a pressão das tarifas”, diz Prado.

Dado essa nova realidade, a possibilidade de uma flexibilização dos juros americanos em 2025 pode impulsionar, na avaliação do especialista, o bitcoin como hedge. No entanto, as altcoins, como o ether e solana, vão precisar de fundamentos mais sólidos para se beneficiarem no longo prazo.

O que este conteúdo fez por você?

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *