A análise de audiências de televisão da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que em julho o consumo televisivo em Portugal, em termos de audiência média, verificou um decréscimo de 1,4% face ao mês de junho.
Entre os canais FTA, a TVI terminou o mês em primeiro lugar com um ‘share’ de 15%. A SIC ficou em segundo lugar, tendo perdido 0,7 pontos percentuais de ‘share’ face ao mês anterior, terminando com 14,5%.
A RTP1 surge na terceira posição com um ‘share’ de 11,1%, registando uma diminuição de 0,3 pontos percentuais face a junho. Ainda no mês em análise, os ‘Outros’ voltaram a verificar um crescimento (+0,6 pontos percentuais versus o mês anterior) e alcançaram um ‘share’ de 18,5%, superando o valor registado em março, sendo também a percentagem de ‘share’ mais elevada que a tipologia verificou desde que há registo.
No mês de julho, a tipologia ‘pay tv’ registou uma diminuição de 0,5 pontos percentuais versus junho. Dentro do segmento dos canais de informação, a CMTV mantém a liderança com um ‘share’ de 5,6%, mantendo alguma distância do segundo lugar, ocupado pela CNN Portugal, que registou um ‘share’ de 2,3%.
De destacar ainda o aumento das audiências no canal generalista RTP2, que passou de uma audiência média de 19 mil telespectadores para 38 mil, registando um ‘share’ de 1.8%, mais 0,9 pontos percentuais versus o mês anterior. Este aumento deve-se à transmissão da Volta à França e ao início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Em julho, o top 3 dos programas mais vistos voltou a ser composto por jogos de futebol, desta vez, os do Euro 2024. A RTP1 conquistou os dois primeiros lugares, com a transmissão da final (Espanha X Inglaterra) e dos oitavos de final (Portugal X Eslovénia e França X Bélgica).
A final do Euro 2024 foi o programa mais visto do mês, tendo a RTP1 alcançado uma audiência média de 2,68 milhões de telespetadores e um ‘share’ de 51,8%. Os restantes lugares do ranking pertencem também às diferentes fases da competição e estão repartidos pela RTP1, TVI e SIC.
Se excluirmos os jogos de futebol, a estreia do programa “Dilema”, na TVI, foi o programa mais visto com uma audiência média de 913 mil telespetadores e um ‘share’ de 21,9%. De destacar também a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, transmitida pela RTP1, que alcançou uma audiência média de 819 mil telespectadores e um ‘share’ de 21,3%.
No que toca às audiências por período horário, no mês de julho, a SIC manteve a liderança durante o período do almoço, com um ‘share’ de 19,6% e regressou à liderança no período de ‘pré-prime’ e no ‘late night’, com um ‘share’ de 14,5% e 13,3%, respetivamente.
A TVI manteve a liderança no período da manhã e da tarde, assim como no ‘prime-time’ com um ‘share’ de 16,8%, mais 0,6 ponto percentuais face à SIC.
Elaborado por Initiative/ Mediabrands Insight sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em YUMI, Telereport – Mediamonitor; Alvo Ind 4+. Tipologia de audiência: Total Dia; Período da Análise: julho de 2024; Outros: Visionamento residual de canais não auditados, visionamento em diferido em outros dias e outras utilizações da TV como streaming e consolas