Google retirou do ar um anúncio das Olimpíadas para seu chatbot Gemini após a reação negativa pela forma como ele retrata uma garotinha usando inteligência artificial para escrever uma carta de fã.
O anúncio, intitulado “Dear Sydney”, mostrou o pai de uma menina solicitando ao chatbot de IA que ajudasse a escrever uma carta para seu atleta favorito, o corredor de obstáculos e velocista dos EUA Sydney McLaughlin-Levrone. O Google lançou Gêmeosanteriormente conhecido como Bard, no ano passado após o aumento da popularidade do ChatGPT da OpenAI.
“Gemini, ajude minha filha a escrever uma carta dizendo a Sydney o quão inspiradora ela é”, disse o pai no anúncio, incitando Gemini. O comercial então mostra brevemente o rascunho que Gemini produziu e fecha com uma filmagem da garotinha correndo na pista com uma sobreposição de texto que diz: “Uma pequena ajuda de Gemini”.
O anúncio ainda pode ser visualizado no YouTube mas foi retirado do ar, onde foi exibido repetidamente na primeira semana dos jogos.
Um porta-voz do Google disse em uma declaração à CNBC que, “Embora o anúncio tenha sido testado bem antes de ir ao ar, devido ao feedback, decidimos retirá-lo gradualmente de nossa rotação nas Olimpíadas”.
O Google disse que ainda vê o aplicativo Gemini como uma forma de ajudar a fornecer um “ponto de partida” para escrever ideias.
“Acreditamos que a IA pode ser uma ótima ferramenta para aprimorar a criatividade humana, mas nunca pode substituí-la”, disse a declaração. “Nosso objetivo era criar uma história autêntica celebrando o Team USA.”
O Google defendeu o anúncio anteriormente. No entanto, a reação continuou a ganhar força, pois as pessoas acusaram a empresa de encorajar o uso de automação em vez de autenticidade, principalmente com crianças.
“Rejeito categoricamente o futuro que o Google está anunciando”, escreveu Shelly Palmer, professora de mídia avançada na Escola de Comunicação Pública SI Newhouse da Universidade de Syracuse, em um artigo amplamente divulgado. postagem de blog. A tecnologia apresenta um “futuro monocultural onde vemos cada vez menos exemplos de pensamentos humanos originais”, ela escreveu.
O Google não é a única empresa que enfrenta críticas por anúncios que promovem a substituição de tarefas criativas por IA.
Em um comercial recente, Maçã mostrou uma máquina de prensa hidráulica esmagando instrumentos musicais e latas de tinta para revelar seu novo iPad Pro. A empresa acabou pedindo desculpas e retirou o anúncio da televisão.
Apesar de treinar modelos de IA em trabalhos criativos originais, a chefe de tecnologia da OpenAI, Mira Murati disse recentemente que a IA fará com que alguns empregos criativos desapareçam, mas que alguns deles nem deveriam ter existido em primeiro lugar. Atores e sindicatos de Hollywood declararam empurrada para trás depois que Scarlett Johansson disse que a OpenAI roubou sua voz para a nova voz da IA ChatGPT chamada “Sky”.
Divulgação: A controladora da CNBC, NBCUniversal, é dona da NBC Sports e da NBC Olympics. A NBC Olympics é a detentora dos direitos de transmissão dos EUA para todos os Jogos de Verão e Inverno até 2032.