Após uma forte reação negativa nos últimos dias, o Google decidiu remover um anúncio promovendo sua ferramenta de inteligência synthetic Gemini da cobertura da NBCUniversal das Olimpíadas de Paris.
Intitulado “Expensive Sydney,” o comercial (assista acima) retrata uma jovem garota sendo ensinada por seu pai a usar Gemini para escrever uma carta de fã para seu ídolo, a estrela americana do atletismo Sydney McLaughlin-Levrone. “Ela quer mostrar um pouco de amor a Sydney e eu sou muito bom com palavras, mas isso tem que ser perfeito,” o pai da garota diz em uma narração.
A ideia de que a IA seria recomendada por um pai a uma criança, em vez de ela mesma lidar com a tarefa principal, irritou muitos espectadores, especialmente com a mensagem tendo como pano de fundo o cenário inspirador e acquainted das Olimpíadas.
“Embora o anúncio tenha sido testado bem antes de ir ao ar, devido ao suggestions, decidimos retirá-lo gradualmente de nossa rotação nas Olimpíadas”, disse um porta-voz do Google em uma declaração fornecida ao Deadline.
Em um artigo de opinião para o Washington Submit, a funcionária Alexandra Petri escreveu que o comercial “me dá vontade de jogar uma marreta na televisão” quando vai ao ar.
“Todos os palhaços animados com a perspectiva de a IA assumir toda a nossa escrita — resumos de relatórios, pesquisas de dados, cartas de crianças, tudo jogado na mesma pilha indiscriminadamente — estão perdendo o ponto de uma maneira espetacular”, ela continuou. “Tirar a capacidade de escrever por si mesmo é tirar a capacidade de pensar por si mesmo.”
O Google, que se juntou à corrida armamentista da IA em grande estilo, é um grande patrocinador das Olimpíadas e contribuiu significativamente para o desempenho recorde dos Jogos de Paris. A NBCU projetou recentemente que a receita whole dos Jogos chegará a mais de US$ 1,25 bilhão.
Em sua declaração, a gigante da tecnologia buscou esclarecer sua posição diante da recepção negativa do anúncio. “Acreditamos que a IA pode ser uma ótima ferramenta para aprimorar a criatividade humana, mas nunca pode substituí-la”, disse a declaração. “Nosso objetivo period criar uma história autêntica celebrando o Group USA. Ela mostra uma entusiasta de atletismo da vida actual e seu pai, e visa mostrar como o aplicativo Gemini pode fornecer um ponto de partida, um iniciador de pensamento ou um rascunho inicial para alguém que procura ideias para sua escrita.”