O Google GOOG contratou o presidente-executivo da Windsurf, Varun Mohan, o cofundador Douglas Chen e membros selecionados da equipe de pesquisa e desenvolvimento da ferramenta de codificação para se juntar à sua divisão DeepMind, disse um porta-voz do Google na sexta-feira, em uma iniciativa para se fortalecer na corrida pela liderança em IA.
Mohan e a equipe do Windsurf se concentrarão em iniciativas de codificação de agentes no Google DeepMind, trabalhando principalmente no projeto Gemini.
O desenvolvimento ocorre em um momento em que gigantes da tecnologia, incluindo Alphabet e Meta META, buscam agressivamente aquisições de alto nível e oferecem pacotes de remuneração multimilionários para atrair os melhores talentos na corrida para liderar a próxima onda da IA.
“Estamos animados em receber alguns dos melhores talentos em codificação de IA da equipe da Windsurf no Google DeepMind para avançar nosso trabalho em codificação de agentes”, disse um porta-voz do Google à Reuters.
O Google não adquirirá nenhuma participação no Windsurf, mas receberá uma licença não exclusiva para certas tecnologias do Windsurf.
O Verge relatou (link) na sexta-feira, o chefe de negócios da Windsurf, Jeff Wang, foi nomeado presidente-executivo interino, e Graham Moreno, vice-presidente de vendas globais, será o presidente, com efeito imediato.
A maioria dos cerca de 250 funcionários da Windsurf permanecerá na empresa, que anunciou planos de priorizar a inovação para seus clientes empresariais.
A medida efetivamente encerra o plano de aquisição da Windsurf pela OpenAI. Anteriormente, a OpenAI havia concordado em adquirir a empresa por cerca de US$ 3 bilhões, informou a Bloomberg News em maio.

