O Google TV Streamer acaba de ser anunciado como o substituto do Chromecast. O novo dispositivo suporta serviços de streaming como Netflix e YouTube, dá acesso a canais de TV gratuitos e é compatível com a ferramenta de inteligência artificial Gemini. Um controle remoto redesenhado acompanha a novidade.
Para streaming e casa conectada
Na primeira olhada, o formato físico do Google TV Streamer faz a gente pensar em um roteador Wi-Fi discreto. Mas ali está um dispositivo que promete ser não só um hub de entretenimento, como também oferecer experiências de casa inteligente.
No quesito streaming, o dispositivo é compatível com serviços como Netflix, YouTube, Disney+, Prime Video, Max e Apple TV+. O Google também fala em compatibilidade com mais de 800 canais gratuitos de TV, embora esse número possa variar de acordo com o país.
Já sobre o aspecto de casa conectada, o Google explica que, como base no padrão Matter, o dispositivo pode se conectar a outros aparelhos do lar de modo rápido e seguro. A integração com o painel do Google Home permite que você verifique as imagens das câmeras da sua casa na TV, por exemplo.
4K e 32 GB de armazenamento
Mas as funções de streamings são as características principais do Google TV Streamer. Para tanto, o dispositivo permite transmissões em 4K e 60 fps. Além disso, há suporte a padrões como HDR10+ e Dolby Vision.
Para dar conta de tudo, o Google TV Streamer conta ainda com 4 GB de RAM e 32 GB de armazenamento. O sistema operacional é o Android TV, como esperado. O Google não revelou qual é o processador, mas enfatizou que trata-se de um chip “aprimorado”.
Outro detalhe interessante é que, além de rede Wi-Fi, o dispositivo pode ser conectado a um roteador ou modem via porta Ethernet. Esta última opção é interessante para quem quer garantir a qualidade ou estabilidade de uma transmissão.
Além de serviços de streaming ou TV, a novidade pode reproduzir conteúdo enviado a partir do celular. De modo complementar, é possível transmitir áudio a alto-falantes existentes no ambiente.
O Google TV Streamer foi integrado a um mecanismo de inteligência artificial que analisa o histórico de reprodução de conteúdo para identificar as preferências do usuário e, assim, sugerir vídeos condizentes com elas, independentemente do serviço de streaming utilizado. Pode-se criar recomendações para casa usuário do dispositivo.
Já a integração com o Google Gemini promete disponibilizar ao usuário resumos ou análises de temporadas de séries, por exemplo. Assim, fica mais fácil para o usuário escolher o que assistir.
Controle remoto do Google TV Streamer
O Google explica que o controle remoto que acompanha o dispositivo foi redesenhado para tornar seu uso mais fácil e confortável. A ergonomia foi aprimorada e a parte traseira conta com uma textura que oferece mais aderência.
Além disso, a disposição dos botões foi otimizada para garantir que eles possam ser acessados por mãos de todos os tamanhos. Esses botões permitem navegar pelo Android TV ou dar comandos de voz, por exemplo. Também há uma tecla programável por ali, bem como atalhos para o YouTube e a Netflix.
Disponibilidade e preço
O Google TV Streamer entrou em pré-venda nos Estados Unidos nesta terça-feira (6) com preço sugerido de US$ 99,99 (R$ 566 na conversão de hoje). As vendas oficiais começam em 24 de setembro.
Ainda não há informação sobre lançamento no Brasil.
Especificações do Google TV Streamer
- RAM: 4 GB
- Armazenamento: 32 GB
- Resolução: até 4K em 60 fps
- Padrões de imagem: Dolby Vision, HDR10, HDR10+, HLG
- Padrões de áudio: Dolby Digital, Dolby Digital+, Dolby Atmos
- Conectividade: Wi-Fi 802.11ac, Bluetooth 5.1, USB-C, HDMI 2.1, Ethernet
- Sistema operacional: Android TV
- Cores: porcelana (bege), cinza
- Dimensões: 161,6 x 75,6 x 26,7 mm
- Peso: 160 g