A criptomoeda HYPE, da blockchain Hyperliquid, opera em queda após as transações na rede ficarem paralisadas no fim da manhã. Perto das 19h06 (horário de Brasília) a HYPE cai 1,2% a US$ 43,17.
A Hyperliquid é uma plataforma descentralizada de negociação de futuros perpétuos construída sobre a própria rede blockchain de primeira camada.
No perfil oficial da blockchain no Discord, os administradores do projeto admitiram um problema nos servidores das APIs entre 14h10 e 14h47 UTC, o equivalente a 11h10 às 11h47 no horário de Brasília. Uma falha de 37 minutos, portanto. Segundo a Hyperliquid, as ordens tiveram atraso no envio aos nós validadores das transações devido a um pico no tráfego. “Não houve ataque hacker ou ‘exploit’ [quando alguém tira vantagem de uma falha de segurança]”, garantiu o protocolo.
“O problema foi resolvido e novas melhorias serão realizadas daqui para frente. Também haverá proteções adicionais em diversos níveis do ‘stack’ [criptoativos bloqueados para validação] para detectar problemas no servidor de API para evitar problemas inesperados para os usuários”, disseram os administradores.
A HYPE se tornou uma das criptomoedas mais populares do ano após um airdrop de US$ 1,2 bilhão em novembro do ano passado. “Airdrops” são distribuições de novos tokens de um determinado projeto cripto para quem o ajudou a crescer no começo, seja interagindo na fase de testes ou mantendo recursos bloqueados de modo a ajudar no crescimento da aplicação.
Desde o lançamento em 2024, os tokens HYPE já subiram 561,9%.

