Você está em: Portal Alepa / Notícias / ALEPA realiza Oficina sobre Inteligência Artificial – IA
O Poder Legislativo do Estado do Pará recebeu, nesta quarta (13), a Oficina de Inteligência Artificial na Comunicação Digital, do Senado Federal, através do Interlegis, em uma programação da Secretaria Legislativa e da Comissão de Sustentabilidade da Assembleia Legislativa. A oficina tem como público alvo os servidores de todos os setores da ALEPA, e será concluída nesta quinta (14).
“O presidente Chicão está investindo em um modelo de gestão sustentável, tendo por prioridade a formação e a capacitação dos funcionários do legislativo”, informou Rossanna Failache, presidente da Comissão de Sustentabilidade. Para ela, a gestão sustentável trabalha com modelos de administração que buscam o equilíbrio entre os aspectos ambientais, sociais e econômicos.
A oficina foi ofertada à ALEPA após uma solicitação da presidente Chicão, intermediada pelo senador Jáder Barbalho, à Mesa Diretora do Senado, presidida pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP).

Para o ministrante da oficina, Tadeu Sposito, gestor do Núcleo de Mídias Sociais do Senado Federal, “a Inteligência Artificial é um conjunto de tecnologias que está transformando o modo que a gente produz, vive e como a sociedade hoje se organiza, até”, avalia.

“A Assembleia Legislativa do Pará percebeu isso, tanto que traz pra cá o curso para capacitar seus servidores”, disse. Para ele, “é preciso conhecer os novos cenários com a presença da Inteligência Artificial. “é preciso conhecer os impactos positivos para potencializar e explorar as ferramentas do melhor jeito, e entender os problemas e riscos para minimizá-los”, disse.
Regulamentação da Inteligência Artificial no Brasil
A regulamentação da inteligência artificial (IA) no Brasil está em andamento, com o Senado já tendo aprovado o Projeto de Lei (PL 2.338/2023) que estabelece um marco regulatório para o desenvolvimento e uso de IA no país. O projeto tramita na Câmara dos Deputados, onde será analisado e votado. O objetivo é criar um ambiente seguro e confiável para o uso da Inteligência Artificial, protegendo direitos fundamentais e promovendo a inovação.
