O número de matrículas em cursos de Inteligência Artificial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) cresceu quase cinco vezes em um ano, passando de 11,4 mil em 2023 para 53,4 mil em 2024. A formação tem sido buscada por profissionais de diversas áreas, que veem oportunidade para aplicar a tecnologia nas rotinas de trabalho.
“O aumento reflete o interesse por qualificação em tecnologias emergentes e a expansão da oferta de cursos alinhados às demandas do mercado. A tecnologia se difundiu no mercado e há boas oportunidades para profissionais qualificados na área”, afirma o superintendente de Educação Profissional e Superior do SENAI, Felipe Morgado.
Os cursos mais procurados foram:
- Ética na Inteligência Artificial
- Implantação de serviços de Inteligência Artificial
- Digital Skills: Inteligência Artificial e ChatGPT
- Inteligência Artificial: Aplicações na Indústria
- Fundamentos de Inteligência Artificial
- Formulando Prompts com IA
- Fundamentos de Ciência de Dados
- Banco de Dados para Data Science
- Inteligência Artificial na Gestão de Negócios
- Inteligência Artificial na Indústria
No marketplace do SENAI, Futuro.Digital, você encontra diversos cursos de Inteligência Artificial. Acesse e se inscreva.
Programa SENAI de IA Industrial
Em 2025 o SENAI ampliou a atuação na oferta de cursos em IA, com Programa de IA Industrial, que oferece jornadas personalizadas tanto para empresas quanto para profissionais.
A jornada para as empresas começa com uma imersão presencial para lideranças industriais, onde terão contato, na prática, com tecnologias transformadoras e debaterão sobre barreiras reais à adoção da IA. A partir daí, as empresas passam por um diagnóstico gratuito de prontidão tecnológica, que orienta a elaboração de um plano de ação personalizado. As soluções podem incluir desde cursos de qualificação e de pós-graduação até consultorias especializadas e programas de residência, com desenvolvimento de provas de conceito (PoCs) aplicadas ao contexto produtivo
O programa de Residência em IA é uma formação prática de 12 meses com foco em desenvolver soluções para desafios de indústrias brasileiras. Os participantes contam com mentoria técnica especializada e recebem bolsa durante o período da residência.
Formada em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, Silvana Gomes dos Santos, foi residente da turma, onde trabalhou em quatro projetos distintos com uso de IA para indústria. Foi por meio de uma Prova de Conceito (POC) que a especialista foi contratada na Coamo Agroindustrial Cooperativa, como cientista de dados.
“Foi uma mudança e tanto, porque eu trabalhava com navegação aérea. O SENAI me possibilitou fazer essa transição de carreira para uma área que tem tudo a ver com minha formação”, conta Silvana, que deixou um cargo público na Infraero para se aprofundar na Inteligência Artificial. Ela foi a primeira contratada da Coamo como cientista de dados e, atualmente, é coordenadora de Inovação e Inteligência Artificial da empresa.
“Tive a possibilidade de acompanhar o início da área de IA. Hoje, somos uma equipe de seis pessoas que continua crescendo, ganhando maturidade e contribuindo com a disseminação do uso da IA não só na cooperativa, mas também no agronegócio”, conta.
Silvana soube do programa de residência por meio de uma amiga que participou da turma anterior. Além de colocar a parte técnica em prática, a especialista lembra que foi durante a iniciativa que desenvolveu melhor soft skills como oratória, storytelling e apresentações visuais e aplica no dia a dia, no cargo atual.
SENAI oferece qualificação acessível e prática
Ficou interessado? O programa é para quem deseja ingressar ou se especializar na área de Inteligência Artificial. As trilhas formativas são adaptadas ao nível de conhecimento de cada participante e incluem opções gratuitas e pagas.
- Cursos introdutórios gratuitos, como Fundamentos de Python para IA (40h) e vídeos rápidos sobre ferramentas de IA aplicadas à indústria.
- Qualificação básica em IA Industrial (200h), com módulos em Machine Learning e visão computacional.
- Pós-graduação em Ciência de Dados e IA (360h) e residência técnica integrada ao Hub de IA do SENAI, incluindo mentoria e desenvolvimento de PoCs.
O que é gratuito? A maior parte dos cursos é gratuita para pessoas de baixa renda e para micro e pequenas, com exceção do curso de pós-graduação e da residência em IA.
Acesse o site oficial da instituição para se inscrever nos cursos gratuitos do Programa SENAI de IA Industrial.
Sobre o SENAI
Referência nacional em educação profissional e inovação tecnológica, o SENAI já qualificou mais de 92 milhões de trabalhadores desde a fundação, em 1942. Presente em todos os estados brasileiros, a instituição oferece cursos técnicos, de aprendizagem, graduação, pós-graduação e soluções em tecnologia para a indústria. Com mais de 3,1 milhões de matrículas anuais e uma rede de 1.024 unidades escolares, o SENAI consolida-se como um dos principais pilares do desenvolvimento industrial e da capacitação profissional no Brasil.

