O secretário da Tecnologia do Reino Unido, Peter Kyle, e o co-fundador da OpenAI, Sam Altman, terão discutido a ideia de um acordo milionário para dar acesso ao ChatGPT Plus a todos os cidadãos do país, avança o The Guardian.
A conversa terá sido iniciada durante um encontro em São Francisco onde se discutiram as oportunidades de colaboração entre a gigante de Inteligência Artificial e aquele país. Na reunião mais recente terá sido discutido um possível acordo que garantiria aos cidadãos britânicos acesso à versão paga do ChatGPT (o ChatGPT Plus). O acordo poderia chegar aos dois mil milhões de euros.
Segundo informações divulgadas pelo Governo, ao abrigo de regras de transparência, Altman e Kyle terão jantado em Março e em Abril. Em Julho, o Reino Unido assinou um acordo com a OpenAI para usar inteligência artificial nos serviços públicos do país, como a educação, a defesa, a segurança e o sistema judicial.
O preço terá sido o maior entrave para avançar com o acordo, segundo apurou o jornal britânico, que diz que Kyle nunca considerou seriamente a proposta.
Ainda assim, o secretário da Tecnologia tem-se mostrado um verdadeiro entusiasta das ferramentas de IA e da sua integração na sociedade, apesar das controvérsias em relação à precisão das respostas e dos direitos de privacidade e de autor.
Kyle admitiu, em Janeiro, usar o ChatGPT como ferramenta de trabalho, nomeadamente para entender melhor certos assuntos e receber conselhos no âmbito da ciência e da comunicação social. No conselho de segurança da ONU, defendeu também que a IA será um factor importante para ditar os países mais poderosos daqui a uma década.
Artistas como Elton John e Tom Stoppard já teceram críticas à pasta da Tecnologia por não sentirem os seus direitos de autor protegidos e acusam o Governo de ser demasiado próximo das grandes empresas da área.
Apesar das conversações, o Departamento de Ciência e Tecnologia do país garantiu ao The Guardian que não há, de momento, uma proposta concreta para oferecer a assinatura premium do ChatGPT à população.

