Tudo começou, como sempre acontece na internet, com um usuário nas redes sociais levantando uma bandeira inalcançável para os demais — um topo impossível: uma IA faz algo melhor e mais rápido que todo mundo.
Só que, dessa vez, pegou em cheio. As hordas de speedrunners do Photoshop estavam prontas para defender o talento humano, mesmo que fosse em algo aparentemente tão inútil quanto pintar a gema de um ovo.
Ovos azuis: origens
O fenômeno começou em 11 de agosto de 2025, quando o usuário do X @multimodalart promoveu o gerador de imagens por IA da Alibaba, o Qwen-Image, destacando que pouquíssimos modelos eram capazes de criar, por exemplo, um ovo frito com gema azul.
O motivo é que esses modelos aprendem a partir de padrões de imagens reais, ou seja, ovos com gemas sempre amarelas ou alaranjadas. Isso dificulta a geração de imagens que fogem desse padrão visual.
A primeira resposta, que já resume todo o rumo da conversa e que vamos poupar de traduzir ao pé da letra: “You can do that in Photoshop you retard”.
Começam os recordes mundiais
A primeira resposta viral veio rápido. O usuário @IsThisA3DModel tuitou que dava para fazer isso no Photoshop em 30 segundos.
Foi aí que começaram as demonstrações. O perfil @c_over_d_eq_pi fez em apenas cinco segundos, e ele mesmo continuou aprimorando a técnica até chegar a impressionantes 0,12 segundos.
Mas a competição estava só começando. Como todo bom meme do tipo “DOOM rodando em lugares bizarros”, logo surgiram versões da proeza…
Matérias relacionadas
Você faz café e muitas vezes tem um gosto ruim? A razão está por trás desta peça da cafeteira
A guerra pelo HDMI da sua TV: Roku ataca mercado brasileiro com novos sticks potentes e discretos
Pix do Brics: o que é, como funciona e eu vou poder usar pra comprar “brusinha”?

