
Se você (assim como eu) achava que poderia usar o Google Gemini de forma ilimitada e irrestrita, e já considerava abandonar as outras plataformas de inteligência artificial para ficar apenas e tão somente com essa solução, eu devo dizer que eu e você achamos errado.
O Google atualizou sua Central de Ajuda e finalmente detalhou de forma clara quais são os limites de uso dos apps do Gemini em diferentes planos. Até agora, a empresa usava descrições vagas como “acesso limitado”, mas a nova comunicação elimina a incerteza para os usuários.
O informativo ajuda a estabelecer parâmetros para os usuários, o que ajuda na hora de mensurar o quanto pode utilizar a plataforma de inteligência artificial da gigante de Mountain View, evitando surpresas desagradáveis ao extrapolar os limites de uso sem saber.
Quais são os limites?
Quem utiliza a versão gratuita do Gemini 2.5 Pro tem direito a apenas cinco prompts por dia, além de cinco relatórios do recurso Deep Research e até 100 imagens geradas por dia.
Já os assinantes do plano AI Pro podem usar até 100 prompts e gerar até 1.000 imagens diariamente. No nível mais alto, o AI Ultra, o limite chega a 500 prompts diários e acesso ainda mais expandido a recursos premium.
Ou seja, quem paga pelo Gemini sempre pode mais.
O Google não está se comportando de forma diferente das demais plataformas de inteligência artificial. E nem poderia, pois isso poderia representar um prejuízo monstro para a empresa.
Na prática, os usuários gratuitos ainda servem como elemento de coleta de dados e treinamento constante das plataformas. Os usuários “de verdade” são os pagantes, que ficam com o melhor da plataforma.
Os upgrades fazem parte do Google One, exigem que o usuário tenha mais de 18 anos e estão disponíveis em mais de 150 países. Entre as vantagens dos planos pagos estão acesso ampliado a modelos como o Gemini 2.5 Pro e Flash, janelas de contexto maiores, acesso antecipado a recursos, além de geração de vídeos com Veo 3.
Os limites podem variar
O Google também esclarece que os limites variam conforme fatores como a complexidade dos comandos e o tamanho dos arquivos enviados. Ou seja, você pode consumir a conta de consultas gratuitas se o seu prompt for muito longo ou exigente ao Gemini Pro
Além disso, notificações são emitidas quando o usuário está prestes a atingir ou ultrapassar a capacidade diária.
Pelo menos isso.
Já pensou, se você está no meio de alguma tarefa importante, em uma sequência de prompts para completar um trabalho mais complexo e, do nada, você ter o serviço interrompido porque não foi avisado que a cota de utilização do Gemini foi ultrapasso?
Por fim, a empresa ressalta que os limites podem mudar com o tempo, reforçando a importância de acompanhar as atualizações oficiais. Quem precisar de mais recursos pode sempre optar por um upgrade de plano, garantindo acesso a ferramentas avançadas e maior volume de uso.
Lembrando que, pelo menos por enquanto (e até que nada mude), os upgrades de plano sempre vão resultar em planos pagos. Logo, considere o investimento no Google AI Pro ou Ultra como um investimento que precisa resultar em um retorno financeiro.

