Pular para o conteúdo

Seminário encerra com debates sobre multilateralismo, meio ambiente e inteligência artificial

Banner Aleatório

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e o Centro de Excelência Jean Monnet da Universidade Federal de Minas Gerais (CEJM-UFMG) finalizaram, na tarde de sexta-feira, a programação do 2º Seminário Internacional “Governança Corporativa, Comércio e Consumo Sustentável: Experiências da União Europeia e do Mercosul em Perspectiva Comparada”, encerrando três dias de intensas discussões sobre políticas públicas, sustentabilidade e governança, no dia 12 de setembro.

Banner Aleatório

O primeiro painel da tarde abordou o tema “O multilateralismo e as instituições no contexto da administração e das políticas públicas: experiência europeia”, sob mediação de Rodrigo Marzano, diretor da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo. A coordenadora do CEJM-UFMG, Jamile Bergamaschine, destacou os desafios da governança global, como o desenvolvimento sustentável e a inteligência artificial, afirmando que a crise do multilateralismo é uma oportunidade para repensar instituições em favor da humanidade. A professora Tuula Honkonen, da Universidade da Finlândia Oriental, apresentou a atuação da União Europeia no campo ambiental, com foco em seu mandato jurídico para ação externa, e usou a água como estudo de caso para demonstrar o protagonismo da UE em agendas sustentáveis.

O último painel da programação tratou do papel da pesquisa sociotécnica em fatores humanos e da regulamentação da inteligência artificial crítica para a segurança. Participaram Lucas Porto (Defensoria Pública do Paraná), Mariah Brochado (UFMG), Philip Morgan (Universidade de Cardiff), Fabrício Polido (UFMG) e Laura Queiroz (Consulado do Reino Unido em Minas Gerais). As discussões destacaram os impactos sociais, legais e tecnológicos da IA e estão disponíveis no canal do TCEMG no YouTube.

Durante o encerramento, Jamile Bergamaschine reforçou a importância da parceria de mais de uma década entre o CEJM-UFMG e o TCEMG, elogiando a atuação do Tribunal como referência na capacitação do servidor público. A coordenadora anunciou ainda o lançamento, previsto para este ano, de um edital para a produção de uma obra coletiva com o tema “Sustentabilidade e Controle das Contas Públicas”. O seminário, realizado entre os dias 10 e 12 de setembro, reuniu especialistas brasileiros e estrangeiros para promover reflexões sobre governança, sustentabilidade, direito e integração regional.

Da redação do Jornal Panorama

Com informações: TCEMG

Imagem: Vinícus Dias/ TCEMG

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *