O Cuca Mondubim recebeu, nesta terça-feira (16/9), o Viradão do Emprego e o Dia D da Aprendizagem. Jovens e adultos tiveram a oportunidade de se conectar diretamente com empregadores e, ao todo, foram ofertadas mais de três mil vagas de emprego.
A iniciativa foi realizada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), em parceria com a Secretaria do Trabalho do Governo do Ceará (SET), a Secretaria da Proteção Social (SPS), o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), o Ministério do Trabalho e Emprego e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
O titular da Sejuv, Júlio Brizzi, destacou a participação dos jovens no evento e ressaltou que a realização do Dia D e do Viradão integra o processo de reestruturação da Rede Cuca.
“O Cuca está lotado, cheio de jovens que estão buscando o seu futuro, uma oportunidade de emprego. Tem gente por aí que diz que o jovem é problema. Na verdade, o jovem é solução. Nós precisamos ofertar oportunidades, e é isso que o prefeito Evandro vem fazendo desde janeiro: recuperar os problemas da cidade e devolver à Rede Cuca o brilho que ela merece.”
O secretário do Trabalho do Ceará, Vladyson Viana, também comentou os desafios enfrentados pelos jovens na busca pelo primeiro emprego e reforçou o papel do poder público em criar oportunidades.
“Quando o jovem entra no mercado de trabalho, enfrenta um dilema: não tem a experiência que as empresas exigem. Mas, se não tem oportunidade, como vai adquirir experiência? O programa de aprendizagem é essencial justamente por isso, é o espaço de vivência no emprego. É um momento transformador, e esperamos que muitos aqui pesquisem, se informem e tomem decisões que guiem suas vidas para a autonomia.”
Além das vagas de emprego, os participantes tiveram acesso a matrículas em cursos profissionalizantes, serviços de emissão de documentos (como RG e CPF), cadastramento no Vai e Vem Trabalhador e orientações sobre o programa Ceará Credi. Também foram oferecidos serviços de corte de cabelo e sessões de massagem e relaxamento.
Oportunidades
Tássila Ribeiro, de 24 anos, mora no Antônio Bezerra, a quase uma hora de ônibus do Cuca Mondubim. Mesmo assim, ela não desanimou e foi participar da feira. Como ela comentou, foi a oportunidade de fazer documentos e conhecer direitos.
“Hoje eu vim fazer a emissão do Vai e Vem e também procurar cursos profissionalizantes. No momento, estou em busca de uma nova oportunidade de trabalho. Estou gostando bastante de conhecer as empresas, as oportunidades e até mesmo alguns direitos que eu não sabia que existiam, tanto para jovem aprendiz, quanto para estagiário e até para quem busca uma vaga CLT.”
Já o Bruno Vieira trabalha em uma pizzaria. Ele quer um emprego melhor e celebrou a realização da Feira e do Dia D no Cuca Mondubim.
“Eu já trabalho, mas como queria um emprego melhor e vi que ia ter essa oportunidade aqui, resolvi trazer meu currículo e me inscrever para tentar uma vaga melhor. Achei o máximo o evento ser no Mondubim, porque tem muitos jovens que não conseguem procurar emprego por ser longe ou por falta de acesso.”

