Os smartphones já se tornaram parte indispensável do dia a dia dos profissionais. Mas são os celulares dobráveis que agora se firmam como a próxima etapa na evolução do uso desses dispositivos para o trabalho.
Passada a fase inicial de curiosidade, a adoção de aparelhos desse tipo está se expandindo — e deve aumentar ainda mais. Segundo o IDC, as estimativas são de crescimento a uma taxa anual composta de 20,3% até 2028, batendo a marca de 45 milhões de dispositivos vendidos. O motivo: é bem mais prático ter, no bolso, um dispositivo poderoso e dobrável como um notebook.
Se os dobráveis são uma evolução no design e usabilidade, outra revolução no mercado móvel está na inteligência artificial, em uma corrida para colocar as mais avançadas funcionalidades na mão no usuário. O Google, com seu Gemini, está transformando o cenário atual dos sistemas operacionais móveis, lançando diversas funcionalidades de IA e até mesmo ameaçando o status da concorrência na faixa dos smartphones premium.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/u/G/VFVBjqTOG34hUc182MQQ/vs-youtube-eliminadordeudiogalaxyzfold7samsung-000-.jpg)
Quem também está tomando a frente nessa corrida é a Samsung, que combina usabilidade de ponta com o que há de mais avançado em recursos de IA, com o Galaxy AI aproveitando todo o poder do Gemini, do Google. Além disso, com o recente Galaxy Z Fold7, a fabricante quer consolidar os celulares dobráveis como uma das principais opções do mercado quando se trata de aliar usabilidade e poder na hora de rodar aplicações e entregar eficiência nas tarefas do dia a dia.
De acordo com a fabricante sul-coreana, o Galaxy Z Fold7 representa um salto importante em relação às versões anteriores. Com 8,9 milímetros de espessura e 215 gramas, é o dobrável mais fino e leve da história da Samsung — 10% mais leve e 26% mais fino que seu antecessor.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/A/1/4CRUWbRuSKWC18BTynKw/samsung-mobile-galaxy-unpacked-july-2025-galaxy-z-fold7-nda-first-look-foldable-main3.jpg)
No design, a nova engenharia da FlexHinge minimiza o vinco na tela interna, enquanto a câmera principal de 200 MP e a tela interna de 8 polegadas ampliam as possibilidades do dispositivo, que, quando aberto, é quase um tablet. Segundo a Samsung, é um aparelho que redefine a experiência móvel.
“Hoje em dia, muitos profissionais trabalham com múltiplos displays para consultar dados, fazer videochamadas e executar diferentes tarefas ao mesmo tempo. Com o Galaxy Z Fold7 e sua tela dobrável, tudo isso é possível em um único dispositivo”, explica Rafael Aquino, diretor de produtos de Mobile Experience da Samsung Brasil.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/Q/D/UI2ZKdQYO5BupTZIBNfg/51a8e765-cc23-4210-bb52-a42add1ec807.jpg)
Para dar conta desse multitasking, a Samsung trouxe o melhor da experiência Ultra para o smartphone. O Galaxy Z Fold7 vem equipado com o processador Snapdragon® 8 Elite for Galaxy, da Qualcomm, o mesmo da linha S25. Segundo a empresa, com o Galaxy AI otimizado para telas grandes, o Z Fold7 oferece experiências que maximizam os benefícios da tela dobrável expansiva para aumentar a produtividade. É possível visualizar até três janelas diferentes simultaneamente, por exemplo, rodando com fluidez aplicações de videochamada, edição de fotos e documentos.
Outro diferencial digno de nota é a valorização da linha Galaxy Z, algo que conta positivamente no bolso dos usuários. Dados da Assurant mostram a crescente valorização dos dobráveis da Samsung, ano a ano. De acordo com a empresa, o Galaxy Z Fold6, quando comparado ao seu antecessor, Galaxy Z Fold5, por exemplo, recebeu uma valorização de até 50% nas lojas físicas e online da Samsung.
“Esse indicador reforça o trabalho feito pela Samsung em termos de evolução tecnológica embarcada, ano após ano, nesses celulares, combinada com a política de preços praticada no país”, reforça José Augusto Codesso, diretor de operações da Assurant.
Mesmo com todo o poder de hardware da nova linha, o verdadeiro diferencial está na integração com inteligência artificial multimodal, com um Galaxy AI ainda mais robusto e inteligente. O Z Fold7 chega com o One UI 8, baseado no Android 16, trazendo o assistente Gemini, do Google, além de ferramentas como tradução em tempo real e geração de imagens.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/J/M/BhQutHQK2dzhjijSn4gA/samsung-mobile-galaxy-unpacked-july-2025-galaxy-z-fold7-pr-dl2.jpg)
De acordo com a companhia, esses recursos, adaptados ao formato dobrável, posicionam o aparelho como uma potência de produtividade para profissionais e criativos. “Com o poder do Galaxy AI, recursos já consagrados pelos fãs da linha Galaxy também estão ainda melhores no Galaxy Z Fold7”, diz Aquino.
Esses avanços não ficam restritos ao Galaxy Z Fold7. Para quem ainda prefere um celular em formato tradicional, a linha Galaxy S25 — incluindo o S25 Ultra e o modelo ultrafino S25 Edge — também entrega todas as funcionalidades do Galaxy AI e do Gemini, cada modelo com uma experiência otimizada e sem concessões em termos de performance e experiência de uso.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/E/7/yq2JrMTcGXh5cJZRrvnA/galaxy-ultra-e-edge.jpg)
Um exemplo é o Gemini Live, que agora conta com IA multimodal, capaz de entender comandos falados, ações e o que está sendo exibido na tela sem alternar entre apps. O recurso permite a profissionais discutirem ideias criativas ou planejamentos com a IA em tempo real. Segundo a Samsung, a inteligência embutida nesses dispositivos pode ajudar na preparação de apresentações, anexando arquivos e imagens de forma simples e automática, entre diversas outras ações, tudo a partir de uma interação por voz com o Gemini.
“O Galaxy Z Fold7 garante a melhor experiência e traz toda a potência de um celular tradicional em um formato dobrável totalmente inovador, sem abrir mão de nenhum recurso de câmera, segurança e desempenho. Além disso, conta com todo o poder da IA integrada para potencializar a produtividade, sem concessões”, completa Aquino.
O Compre & Teste é um programa consolidado para TVs e soundbars selecionados da Samsung e que agora também está disponível para smartphones. Com ele, o consumidor pode testar o Galaxy Z Fold7 por até 60 dias e, caso não fique satisfeito, devolver o produto e receber o reembolso total do valor investido, sem custos adicionais de taxas ou mensalidades. Assim, cada pessoa tem liberdade para experimentar o smartphone com tranquilidade e decidir se deseja ou não permanecer com o aparelho.

