Pular para o conteúdo

Presidente do TRF2 marca presença em seminário sobre IA no Judiciário com autoridades e especialistas | Justiça Federal

Banner Aleatório

O presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, participou na manhã de sexta-feira, 3 de outubro, do seminário “Inteligência Artificial no Judiciário”, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em sua sede no Rio de Janeiro.

Banner Aleatório

O evento marcou o início de uma série de encontros programados pela FGV para discutir os impactos e as perspectivas do uso da inteligência artificial no sistema de justiça, tema que vem recebendo atenção especial do TRF2 em seu empenho pelo aperfeiçoamento da governança e da prestação jurisdicional.

De fato, o tribunal vem desenvolvendo diversas soluções, com destaque para a ApoIA, ferramenta de inteligência artificial generativa aperfeiçoada sob a coordenação do presidente Luiz Paulo da Silva Araújo Filho e já integrada à Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Saiba mais neste link

A abertura do seminário foi conduzida pelo ministro Luis Felipe Salomão, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), corregedor-geral da Justiça Federal e coordenador do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV-Justiça. Também compuseram a mesa de abertura os ministros do STJ Ricardo Villas Bôas Cueva e Afrânio Vilela e a conselheira do CNJ Daniela Pereira Madeira, coordenadora do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS/CNJ).

 

O vice-presidente do STJ, do CJF e corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Luis Felipe Salomão, conduziu a abertura do seminário
O vice-presidente do STJ, do CJF e corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Luis Felipe Salomão, conduziu a abertura do seminário

 

Ainda dentre as autoridades que marcaram presença no evento, estiveram o vice-presidente do TRF2, desembargador federal Marcus Abraham, o corregedor-regional da Justiça Federal da 2ª Região, desembargador federal Firly Nascimento Filho, os ministros do STJ Antonio Saldanha Palheiro e Paulo Sergio Domingues, e os desembargadores federais Flávio Oliveira Lucas, Andrea Cunha Esmeraldo, Wandeley Sanan Dantas e Rogerio Tobias de Carvalho.

 

Magistrados da Segunda Região
Magistrados do STJ e do TRF2 participaram do encontro. A partir da direita: desembargadores federais do TRF2 Marcus Abraham, Flávio Oliveira Lucas, Firly Nascimento Filho, Wandeley Sanan Dantas, Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, ministro do STJ Paulo Sergio Domingues, desembargador federal do TRF2 Rogerio Tobias de Carvalho e ministro do STJ Antonio Saldanha Palheiro

 

O ministro Ricardo Villas Bôas Cueva proferiu a aula magna do seminário. A moderação ficou a cargo da jornalista Mara Luquet. Na sequência, foi apresentado o painel “Ferramentas de Inteligência Artificial Aplicadas à Gestão de Conflitos e à Eficiência”, com palestras da conselheira e juíza federal da 2ª Região Daniela Pereira Madeira, do juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4 – Rio Grande do Sul) Rodrigo Trindade de Souza, e do juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) João Valério de Moura Junior. A moderação foi da conselheira do CNJ Daiane Nogueira de Lira.

O painel seguinte teve por foco as “Ferramentas de Inteligência Artificial Generativa”. Falaram a secretária de Tecnologia e Inovação do Supremo Tribunal Federal (STF) Natacha Moraes de Oliveira, o chefe da Assessoria de Inteligência Artificial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Montgomery Wellington Muniz, o secretário-geral de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) Daniel Haab, e o cofundador do site Jusbrasil Luiz Paulo Pinho. O promotor de Justiça e conselheiro do CNJ João Paulo Santos Schoucair foi o moderador.

O terceiro painel tratou do tema “Ferramentas de Inteligência Artificial Aplicadas à Gestão Processual”, com moderação da desembargadora federal Andrea Cunha Esmeraldo e palestras do juiz do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB) e coordenador do Projeto Conecta do CNJ Jeremias de Cássio Carneiro de Melo, do juiz do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) e coordenador do Projeto Conecta José Faustino Macêdo de Souza Ferreira, da juíza do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) Nadja Mara Zanella, e da juíza auxiliar da Corregedoria do CNJ Luciana Dória de Medeiros Chaves.

A programação foi encerrada com painel sobre “O Papel do Poder Judiciário na Governança da Inteligência Artificial”. Sobre o tema falaram a conselheira e magistrada Daniela Pereira Madeira, e a juíza federal auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Federal Vânila Cardoso André de Moraes. A moderação foi desempenhada pela desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) Vânia Marques Marinho.

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *