O presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, participou na manhã de sexta-feira, 3 de outubro, do seminário “Inteligência Artificial no Judiciário”, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em sua sede no Rio de Janeiro.
O evento marcou o início de uma série de encontros programados pela FGV para discutir os impactos e as perspectivas do uso da inteligência artificial no sistema de justiça, tema que vem recebendo atenção especial do TRF2 em seu empenho pelo aperfeiçoamento da governança e da prestação jurisdicional.
De fato, o tribunal vem desenvolvendo diversas soluções, com destaque para a ApoIA, ferramenta de inteligência artificial generativa aperfeiçoada sob a coordenação do presidente Luiz Paulo da Silva Araújo Filho e já integrada à Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Saiba mais neste link
A abertura do seminário foi conduzida pelo ministro Luis Felipe Salomão, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), corregedor-geral da Justiça Federal e coordenador do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV-Justiça. Também compuseram a mesa de abertura os ministros do STJ Ricardo Villas Bôas Cueva e Afrânio Vilela e a conselheira do CNJ Daniela Pereira Madeira, coordenadora do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS/CNJ).

Ainda dentre as autoridades que marcaram presença no evento, estiveram o vice-presidente do TRF2, desembargador federal Marcus Abraham, o corregedor-regional da Justiça Federal da 2ª Região, desembargador federal Firly Nascimento Filho, os ministros do STJ Antonio Saldanha Palheiro e Paulo Sergio Domingues, e os desembargadores federais Flávio Oliveira Lucas, Andrea Cunha Esmeraldo, Wandeley Sanan Dantas e Rogerio Tobias de Carvalho.

O ministro Ricardo Villas Bôas Cueva proferiu a aula magna do seminário. A moderação ficou a cargo da jornalista Mara Luquet. Na sequência, foi apresentado o painel “Ferramentas de Inteligência Artificial Aplicadas à Gestão de Conflitos e à Eficiência”, com palestras da conselheira e juíza federal da 2ª Região Daniela Pereira Madeira, do juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4 – Rio Grande do Sul) Rodrigo Trindade de Souza, e do juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) João Valério de Moura Junior. A moderação foi da conselheira do CNJ Daiane Nogueira de Lira.
O painel seguinte teve por foco as “Ferramentas de Inteligência Artificial Generativa”. Falaram a secretária de Tecnologia e Inovação do Supremo Tribunal Federal (STF) Natacha Moraes de Oliveira, o chefe da Assessoria de Inteligência Artificial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Montgomery Wellington Muniz, o secretário-geral de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) Daniel Haab, e o cofundador do site Jusbrasil Luiz Paulo Pinho. O promotor de Justiça e conselheiro do CNJ João Paulo Santos Schoucair foi o moderador.
O terceiro painel tratou do tema “Ferramentas de Inteligência Artificial Aplicadas à Gestão Processual”, com moderação da desembargadora federal Andrea Cunha Esmeraldo e palestras do juiz do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB) e coordenador do Projeto Conecta do CNJ Jeremias de Cássio Carneiro de Melo, do juiz do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) e coordenador do Projeto Conecta José Faustino Macêdo de Souza Ferreira, da juíza do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) Nadja Mara Zanella, e da juíza auxiliar da Corregedoria do CNJ Luciana Dória de Medeiros Chaves.
A programação foi encerrada com painel sobre “O Papel do Poder Judiciário na Governança da Inteligência Artificial”. Sobre o tema falaram a conselheira e magistrada Daniela Pereira Madeira, e a juíza federal auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Federal Vânila Cardoso André de Moraes. A moderação foi desempenhada pela desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) Vânia Marques Marinho.

