Pular para o conteúdo

Suspeito de incêndio criminoso na Califórnia usou ChatGPT para gerar a imagem de uma cidade em chamas, afirma o DOJ

Banner Aleatório

As autoridades federais prenderam um suspeito em conexão com o início do que se tornou o incêndio de Palisades, que matou 12 pessoas e queimou milhares de acres. Entre as evidências citadas está uma imagem de IA de uma cidade em chamas que o suspeito supostamente gerou com o ChatGPT.

Banner Aleatório

Bill Essayli, procurador interino dos EUA no Distrito Central da Califórnia, disse na quarta-feira que as autoridades federais estão acusando Jonathan Rinderknecht, da Flórida, de 29 anos, “de iniciar maliciosamente o que se tornou o Incêndio de Palisades em janeiro”.

O DOJ diz que os investigadores vincularam Rinderknecht ao crime com videovigilância, depoimentos de testemunhas e registros de celulares que o colocaram perto do início do incêndio. Durante uma coletiva de imprensa, Essayli disse que outras evidências incluem uma solicitação do ChatGPT para o que Essayli descreve como uma “pintura distópica mostrando em parte uma floresta em chamas e uma multidão fugindo dela”. Essayli afirma que Rinderknecht usou o ChatGPT para criar a imagem “alguns meses antes” do início do incêndio.

Conforme observado pelo DOJ, Rinderknecht é acusado de acender o incêndio Lachman, que começou a arder em 1º de janeiro de 2025. Embora os bombeiros tenham conseguido conter o incêndio inicial, ele reacendeu e cresceu para se tornar o incêndio florestal de Palisades – o terceiro incêndio florestal mais destrutivo na história da Califórnia. Ele varreu Pacific Palisades, Topanga e Malibu, queimando mais de 23.000 acres e destruindo mais de 6.000 estruturas, segundo dados do estado da Califórnia.

Os promotores afirmam que Rinderknecht, que morava em Pacific Palisades na época, deixou um passageiro compartilhado na véspera de Ano Novo e depois estacionou seu carro perto de uma trilha chamada Skull Rock. Rinderknecht supostamente começou a caminhar pela trilha enquanto gravava vídeos com seu iPhone. Ele também ouviu “Un Zder, Un The”, um rap francês que tem um videoclipe que mostra alguém colocando fogo em uma lata de lixo, de acordo com uma cópia da denúncia vista pelo Los Angeles Times.

Rinderknecht supostamente acendeu o fogo logo depois da meia-noite de 1º de janeiro e depois ligou para o 911 para denunciar. Durante sua ligação, afirmam os promotores, Rinderknecht perguntou ao ChatGPT: “Você é o culpado se um incêndio for causado por causa de seus cigarros”, de acordo com o LA Times.

AEP-0050-25-WEB-BANNER-CODIGO-DO-CONSUMIDOR-728x90AEP-0050-25-WEB-BANNER-CODIGO-DO-CONSUMIDOR-728x90
Suspeito de incêndio criminoso na Califórnia usou ChatGPT para gerar a imagem de uma cidade em chamas, afirma o DOJ 6

The Verge é site parceiro do Blog do Esmael

Acompanhe os Bastidores da Política no WhatsApp

Receba, em primeira mão, as análises e bastidores do Blog do Esmael direto no seu WhatsApp.

Entrar no Canal do WhatsApp



Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *