O uso de inteligência artificial (IA) está impulsionando a transformação digital no setor de telecomunicações e deve movimentar US$ 15,7 bilhões até 2027, segundo o Relatório 2025 da Gitnux. A aplicação da tecnologia tem ampliado a produtividade das operadoras, melhorado o relacionamento com clientes e criado novas oportunidades de receita em áreas como saúde e logística.
De acordo com a Associação Global das Operadoras (GSMA), o setor representou 5,8% do PIB mundial em 2024, com faturamento de aproximadamente US$ 6,5 trilhões. A expectativa é que o percentual suba para 8% até 2030, o que corresponderá a mais de US$ 11 trilhões.
Para Igor Sigiani, diretor-presidente da Coopercompany, primeira cooperativa brasileira de infraestrutura em tecnologia e telecomunicações, a chegada da IA ao setor tem papel direto nesse crescimento. “O aumento da demanda por boa conectividade está impulsionando a necessidade de soluções cada vez mais eficientes. A digitalização de setores essenciais criou novos caminhos para a modernização da infraestrutura, mas isso só será possível se as operadoras integrarem a IA no relacionamento com seus clientes”, afirma.
Expansão do 5G e automação no atendimento
O avanço das redes móveis também reforça essa tendência. Segundo o Ministério das Comunicações, o 5G já cobre 63% do território nacional, superando a meta da Anatel, que previa cobertura de pelo menos 57% até 2027. O número de brasileiros com acesso à internet cresceu de 81,34% em 2024 para 84,46% neste ano.
Sigiani destaca que o aumento da conectividade exige uma nova abordagem operacional. “Este crescimento é importante e mostra que mais pessoas físicas e empresas têm acesso a uma comodidade que hoje é indispensável. Neste sentido, enxergo a inteligência artificial como uma aliada segura da transferência de dados, sobretudo nos canais de resposta em tempo real. As operadoras que conseguirem integrar a automação no dia a dia, com infraestrutura de ponta e extração de relatórios, serão protagonistas da nova era de atendimento ao cliente”, avalia.
Com a expansão do 5G e o avanço da automação, o setor de telecomunicações se consolida como um dos pilares da transformação digital, sustentando o crescimento de diversos segmentos da economia e fortalecendo a eficiência das operações.


