Depois de um 2025 com feriados que coincidiram em grande parte com fins de semana, o novo ano chega com uma configuração mais generosa — e cheia de oportunidades para quem gosta de estender o descanso.
O calendário de 2026 promete agradar quem valoriza uma boa pausa entre as rotinas de trabalho e finais de semana prolongados para poder descansar com mais qualidade e fazer aquele “bate e volta” sem tanta correria.
Ano promete pausas prolongadas
Logo no início do ano, o feriado de 1º de janeiro cairá em uma quinta-feira, abrindo espaço para quem quiser emendar o final de semana. Já em abril, a Sexta-Feira Santa (3 de abril) garantirá outra folga prolongada.
Mas o grande destaque fica para o chamado “superferiado”, que poderá render cinco dias úteis de descanso, graças à combinação entre Carnaval e quarta-feira de Cinzas. Com o ponto facultativo, será possível aproveitar uma semana inteirinha de pausa — perfeita para viajar, relaxar ou colocar a vida em dia.
Outras datas também prometem movimentar o turismo. O Dia da Independência (7 de setembro) cairá em uma segunda-feira, e o Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), também em uma segunda, criando duas emendas de final de semana com segunda-feira, tipo de feriados prolongados ideais para viagens rápidas em família.
Além do descanso, essas folgas devem gerar impactos positivos na economia, especialmente no setor de turismo e serviços. Hotéis, restaurantes e comércios locais tendem a registrar aumento no movimento, impulsionando empregos temporários e aquecendo o consumo em várias regiões do país.
Com tantos feriados em dias estratégicos, 2026 promete ser um ano de respiros e oportunidades — seja para quem quer aproveitar a tranquilidade em casa, seja para quem prefere cair na estrada e descobrir novos destinos pelo Brasil.

