A crescente tensão entre a China e os Estados Unidos está causando uma debandada entre as principais empresas de tecnologia. A Apple fez sua mudança no início deste ano, e agora a Microsoft e a Amazon estão seguindo o exemplo. Elas não são as primeiras empresas a se mudar da China para fabricar em outros países asiáticos, mas essa migração é diferente, pois estão tentando eliminar a China de toda a cadeia de suprimentos, até dos menores componentes.
O que está acontecendo?
O Nikkei Asia relata que a Microsoft quer fabricar a maioria de seus produtos fora da China e estabeleceu um prazo para 2026. Essa mudança afetaria a produção do Microsoft Surface e, especialmente, os data centers, já que este é um produto muito mais sensível. De fato, eles já conseguiram transferir grande parte da produção de componentes de servidor por ser um produto mais sensível, mas sua meta é que pelo menos 80% dos componentes venham de fora da China.
Eles também querem transferir parte da produção do Xbox para fora da China, embora, neste caso, não estejam sendo tão rigorosos.
Por que isso importa?
Essa mudança da Microsoft consolida a tendência de grandes empresas de tecnologia se direcionando para cadeias de suprimentos independentes da China. Não se trata de patriotismo; trata-se de uma tentativa de garantir sua sobrevivência e minimizar os riscos decorrentes da guerra comercial cada vez mais tensa, como interrupções no fornecimento e aumentos de preços. Além disso, em meio à corrida pela IA, a …
Matérias relacionadas
Anguilla: como uma ilha com menos de 20 mil habitantes está ganhando milhões com IA?

