inteligência artificial nos estudos para o Enem 2024

A Inteligência Artificial (IA) tem ocupado cada vez mais o espaço na sociedade. Nos estudos, as ferramentas que utilizam tecnologias de IA oferecem várias possibilidades que podem contribuir no processo de preparação para provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.

Neste Dia do Estudante, celebrado no próximo domingo (11), o Brasil Escola destacou dicas e ferramentas que utilizam a inteligência artificial que ajudarão os candidatos durante dos estudos para o Enem 2024.

Veja também: E se inteligência artificial for tema de redação do Enem?

Iara: a inteligência artificial corretora de redação do Enem

A Iara, Inteligência Artificial Redatora Automatizada, é o sistema de IA do Brasil Escola. Ela é capaz de corrigir redações e responder a diferentes tipos de perguntas de forma rápida e, melhor, totalmente gratuita. 

O acesso a ela é feito diretamente no site do Brasil Escola. Os usuários podem utilizar o sistema pela página do Tire Dúvidas ou por meio do Banco de Redações.

A Iara foi desenvolvida por meio de um modelo de linguagem natural baseado em redes neurais, o GPT 3.5. Essa tecnologia faz parte do campo da Inteligência Artificial e é capaz de gerar textos coerentes, como se fossem escritos por seres humanos. 

A correção de redações pela Iara é feita de forma automática e conforme o padrão de correção do Enem, isto é, ela apresenta aos estudantes a correção do texto seguindo as cinco competências avaliadas pelo exame.

O envio de redações para que a Iara faça a correção é feito no Banco de Redações do Brasil Escola. Nessa página, os usuários já possuem a possibilidade de enviar seus textos para serem corrigidos por um profissional especializado da nossa equipe.

A vantagem da correção pela Iara é ter a devolutiva com a nota em menos de um minuto! Com isso, os estudantes terão a oportunidade de ter um acesso rápido à correção e otimizar o processo dos estudos. 

A Iara irá apresentar a correção da redação enviada em menos de um minuto:

Correção de redação feita pela Iara, a Inteligência Artificial do Brasil Escola
Correção da redação pela Iara.

Além disso, a Iara também está presente na página do Tire Dúvidas, respondendo a perguntas de várias matérias que os estudantes podem enviar pelo site de forma gratuita. 

Ferramentas de inteligência artificial que ajudam nos estudos para o Enem

Confira algumas ferramentas de inteligência artificial que ajudam nos estudos para o Enem, conforme lista Alessio Adrian Chiuratto, professor do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Anhaguera:

  • LuzIA: a plataforma ajuda na organização do cronograma de estudos, sugerindo horários e matérias a serem estudadas conforme o desempenho do estudante. Com ela, o candidato pode personalizar seu plano de estudos, podendo focar nas áreas que mais precisa melhorar.

  • Voyager: a ferramenta auxilia na criação de mapas mentais e resumos visuais dos conteúdos estudados. Entre seus benefícios, facilita a memorização e organização das informações. 

  • Tome: utilizado para criar apresentações e resumos visuais de temas estudantes. Com ele, o estudanto pode visualizar de forma melhor o conteúdo, possibilitando um estudo mais dinâmico. 

Acesse o perfil do Pinterest do Brasil Escola e tenha acesso a mapas mentais de diversas disciplinas!

Estudante segurando celular.
Ferramentas de IA podem ajudar no planejamento dos estudos e na hora de tirar dúvidas.

Crédito: Shutterstock.

Cuidados com o uso da inteligência artificial nos estudos

Ao utilizar a inteligência artificial nos estudos, é fundamental que os estudantes tenham atenção ao aspecto ético e de conteúdo relacionado à IA, enfatiza Alessio.

Quando for usar ferramentas que apresentam informações, é preciso que os dados sejam confirmados, pois essas plataformas podem fornecer respostas desatualizadas e incorretas. Nesse sentido, buscar em livros didáticos e recorrer a professores podem ser alternativas para esse tipo de validação. 

A IA pode ser utilizada para a tarefa de tirar uma dúvida e entender melhor um conteúdo, mas quando for produzir um trabalho, os estudantes devem produzir seus próprios textos, alerta o professor.

O educador destaca também a importância do estudante ler as políticas de privacidade das ferramentas para evitar compartilhar informações que sejam sensíveis e ter cuidado ao fazer download de arquivos desconhecidos.

Alessio completa que é preciso gerenciar o tempo de uso da IA nos estudos. Dessa forma, o estudante pode estabelecer horários específicos para usar as ferramentas. 

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Uso de inteligência artificial por professores na aula

Por outro lado, os professores também podem fazer uso da inteligência artificial no processo de ensino e aprendizagem. O professor Alessio afirma que os educadores podem usar a IA para:

  • Analisar o desempenho dos estudantes e identificar áreas deficientes para um foco maior no aprendizado;

  • Criar planos de aula personalizados, adaptando o conteúdo às necessidades individuais dos estudantes, permitindo a mediação do professor e aluno para atingir objetivos propostos nas disciplinas. 

  • Criar conteúdos interativos que auxiliarão nas aulas, tais como quizzes, jogos educativos, materiais interativos e outras aplicações.

  • Criar materiais acessíveis para estudantes com deficiência, como transcrições automáticas, contribuindo para o fortalecimento da inclusão nos estudos.

Confira: Canal do Educador – Artigos e notícias direcionados para pais, professores e gestores da educação

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima