Não sei se você ficou sabendo da novidade, mas a antiga Eletrobras trocou seu nome para Axia Energia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo bem sincero, eu não gostei muito dessa mudança — e o que me incomoda mais nem é o fato de Axia parecer nome de desodorante.
O problema é a companhia ter gasto milhões de reais (talvez dezenas de milhões) em um rebranding que envolveu pelo menos quatro agências diferentes e consumiu bastante tempo e energia — inclusive dos executivos —, para ainda assim soar como marca de desodorante!
Agência GPT responde: Axia é um bom nome?
Para provar meu ponto, dei ao ChatGPT a missão de propor um rebranding à “nova Eletrobras” e confesso, gostei bem mais das sugestões dele — que foram dadas de graça e ainda vinham com boas justificativas:
- Enova: junção de “Energia” com “Nova”, para representar a nova fase.
- Lumina: do latim lumen, que evoca clareza, energia e futuro.
- Vetra: derivada de vetor e energia, com sonoridade tecnológica.
Mas calma, porque agora vem a melhor parte. Ao perguntar ao ChatGPT se em algum momento ele chegaria no nome Axia, a resposta foi a seguinte:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, o ChatGPT provavelmente não iria me sugerir Axia porque é um nome tão genérico que serviria para uma fintech, uma gestora… ou um desodorante, não é mesmo, GPT?
Brincadeiras à parte, eu não estou dizendo que todo rebranding é inútil. Na verdade, em alguns casos ele é extremamente necessário, como a MPX que mudou da água para o vinho e precisava de um novo nome (Eneva) para marcar a nova fase; ou a Hypermarcas que alterou seu nome para Hypera para convencer seus investidores de que tinha deixado para trás seu portfólio de trocentas marcas — eu fico imaginando a rotina do sujeito que tinha reunião para falar sobre Assolan pela manhã, Salsaretti depois do almoço e terminava o dia decidindo o futuro da Jontex, realmente não tinha como dar certo.
Por outro lado, existem muitos casos em que o rebranding além de ser desnecessário, ainda desvia foco e recursos que, na minha visão, poderiam ser investidos de modo mais eficiente em outras áreas.
VEJA TAMBÉM: ELEIÇÕES e BOLSA: a estratégia com Lula 4 ou centro-direita na Presidência – assista o novo episódio do Touros e Ursos no Youtube
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda assim, um bom investimento
Não víamos problema algum no nome Eletrobras, mas também não é por isso que deixamos de gostar da companhia.
Mesmo com os gastos de rebranding, ela entregou mais um resultado sólido referente ao 3T25, com expansão em todas as linhas importantes (receita, Ebitda e lucro), além de ter anunciado mais de R$ 4 bilhões em dividendos.
E a melhor parte é que eu não apenas continuo vendo espaço para valorização das ações com a melhora de eficiência após a privatização e aumento nos preços de energia, como a Axia ainda pode anunciar mais uma bolada em proventos até o fim do ano caso o governo decida tributar os dividendos a partir de 2026.
Por esses motivos, Axia faz parte da carteira Empiricus Dividendos de novembro, disponível na plataforma do BTG Pactual. Você pode acessá-la diretamente por este link.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um abraço e até a próxima semana!
Ruy
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

