Pular para o conteúdo

O que é Cloudflare e por que ele causou instabilidade no ChatGPT, X e Canva

Banner Aleatório

Considerada uma das maiores redes que operam na internet, a Cloudflare apresentou uma queda na manhã desta terça-feira (18), causando instabilidade em plataformas como X (antigo Twitter), ChatGPT, Amazon e Canva, conforme apontou os dados da ferramenta Down Detector.

Banner Aleatório

“Como o Cloudflrae tem pelo menos 20% dos sites do mundo em sua rede de serviços, se ele apresenta instabilidade parece que a internet caiu ou que todos os sites deram problema”, explica Thiago Muniz, especialista em tecnologia e marketing, professor da FGV e CEO da Receita Previsível.

O problema, reconhecido pela empresa na própria página global de status, gerou uma série de efeitos em escalas mundiais, como erros de conexão e lentidão. Em nota, a imprensa afirmou estar ciente dos problemas e informou que trabalha para entender o impacto e mitigar os problemas.

Mais tarde, a Cloudflare também afirmou que foram feitas as alterações necessárias para a recuperação do sistema e os níveis de erros voltaram aos números de antes dos incidentes. Eles já voltaram o acesso em Londres e seguirão trabalhando para retornar os serviços em outras localidades.

O que é Cloudflare?

Conforme informações do site oficial, a Cloudflare opera hoje uma das maiores e mais rápidas redes do mundo.

Fundada em 2009, a empresa americana é especializada em infraestrutura da internet e oferece serviços de segurança, performance e confiabilidade para sites e aplicativos, atuando como uma espécie de intermediário entre o navegador do usuário e o servidor do site que está sendo acessado.

“Ele organiza o tráfego, acelera o carregamento das páginas e protege contra ataques. Quando uma pessoa acessa um site ela passa pelo servidor da rede global do Cloudflare, que tem servidores no mundo todo, faz cache [salva uma cópia] de conteúdos e filtra tráfego malicioso”, descreve Muniz.

Seu sistema funciona por meio de uma CDN, ou seja, Rede de Distribuição de Conteúdo, espalhando cópias de dados para diversos servidores pelo mundo. A ação permite reduzir o tempo que uma informação demora para chegar de um ponto ao outro.

Quais os principais serviços da empresa?

  • Proteção contra ataques DDoS, ou negação de serviço distribuída, que sobrecarregam servidores com acessos simultâneos;
  • WAF (Web Application Firewall), que bloqueia ataques como SQL injection e cross-site scripting;
  • Criptografia de dados com SSL/TLS, oferecendo certificados gratuitos para validar a confiabilidade dos sites;
  • Sistema de DNS e DNSSEC para gerenciamento e segurança de domínios;
  • Edge computing, com execução de códigos mais próximos do usuário por meio da ferramenta Cloudflare Workers.

“Como o Cloudflrae tem pelo menos 20% dos sites do mundo em sua rede de serviços, se ele tem instabilidade parece que a internet caiu ou que todos os sites deram problema

Por que os apagões e falhas estão recorrentes nos últimos meses?

À CNN, Eduardo Freire, estrategista de inovação e CEO da FWK Innovation Design, explica que a principal razão para essas instabilidades é concentração de infraestrutura.

“Poucos provedores dominam o mercado de CDN, DNS, WAF e roteamento global. Uma simples mudança interna em um desses gigantes pode propagar falhas de forma ampla. O incidente de hoje, por exemplo, começou com uma degradação de serviço e picos anômalos de tráfego, com os serviços sendo restaurados gradualmente ao longo da manhã”, comenta.

“Outro fator é a complexidade operacional. Ambientes distribuídos, combinados com a automação de mudanças, aumentam o risco de configurações incorretas que podem desencadear um efeito dominó. Esse é um padrão que temos observado em incidentes recentes de grandes provedores de nuvem”, acrescenta.

Segundo ele, a leitura estratégica não se trata mais de uma “falha isolada”, mas sim do risco inerente à monocultura em um ponto de convergência crucial da cadeia digital.

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *