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Prefeitura de Aracaju inicia segunda turma do Projeto Empresa Protagonista com capacitação de 120 jovens

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A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), deu início, nesta terça-feira, 18, à segunda turma do Projeto Empresa Protagonista, no auditório da Superintendência Regional do Trabalho de Sergipe. Após capacitar 74 jovens na primeira edição, iniciada em março, a Fundat convocou 120 participantes que se inscreveram pela internet, na sede da instituição ou durante o Giro Fundat, realizado nesta segunda-feira, no bairro Siqueira Campos.

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Durante dois dias, os jovens participam de aulas sobre Habilidades Socioemocionais, Ética Profissional e Atendimento ao Cliente, conteúdos considerados essenciais para a inserção no mercado de trabalho. A iniciativa integra um conjunto de ações da Fundat para aproximar empresas e jovens que buscam a primeira oportunidade profissional.

Intermediação de vagas de emprego 

A diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat (Direc), Maria Júlia Vasconcelos, destacou que o Projeto Empresa Protagonista nasceu da necessidade de conectar jovens com as vagas ofertadas pelas empresas. Segundo ela, a Fundat realiza busca ativa com empresários, firma termos de cooperação e, a partir disso, encaminha candidatos às oportunidades disponíveis.

“Nós buscamos junto aos empresários as vagas para serem preenchidas. Encaminhamos os jovens para cada vaga captada no mercado. Não damos emprego, mas fazemos essa intermediação”, ressaltou.

A diretora lembrou, ainda, que o projeto não apenas encaminha os jovens, mas também garante formação básica para que eles ingressem com mais segurança. “O objetivo é abrir portas, mostrar responsabilidades e facilitar esse primeiro contato com as empresas”, afirmou.

Conteúdo das aulas

A diretora de Formação Profissional (Dirfop) da Fundat, Ana Rita Neiva, que ministra os conteúdos de Ética no Trabalho e Atendimento ao Cliente, reforçou a importância da preparação dos jovens para o ambiente profissional. Ela destacou que o curso aborda também o atendimento inclusivo, considerando clientes neurodivergentes e diferentes contextos sociais.

“O ponto mais importante na formação para quem vai trabalhar é saber atender: saber acolher as pessoas, conhecer o produto e a empresa onde atua, ter domínio e segurança. O jovem precisa aprender sobre isso e saber atender pessoas”, afirmou.

A diretora também reforçou que competências como paciência, resiliência, aprendizagem contínua e domínio de tecnologias são fundamentais no mercado atual. “Trabalhamos habilidades humanas e relacionamentos interpessoais, tanto para atender melhor o cliente quanto para saber trabalhar em equipe”, completou.

Já a instrutora Ana Lúcia Di Blasi, consultora técnica da Dirfop e responsável pelo módulo de Habilidades Socioemocionais, destacou que o curso proporciona reflexão e autoconhecimento aos jovens. “Um dos principais pontos positivos é a possibilidade de reflexão. Muitos chegam achando que vão ser avaliados, mas encontram um espaço para pensar sobre si mesmos e sobre o mundo do trabalho. Eles percebem que a emoção faz parte e pode prejudicar ou ajudar no desempenho”, explicou.

Segundo a instrutora, o curso trabalha o reconhecimento das emoções alheias e das situações do ambiente profissional. “Ele aprende a identificar no outro situações que não são dele e, assim, se proteger e seguir dentro do seu plano de trabalhar e crescer”, concluiu.

Jovens preparados

Entre os participantes da nova turma está Kelvi Barreto Santos, 18 anos, recém-formado no Ensino Médio e em busca do primeiro emprego. Para ele, esta é uma oportunidade essencial para jovens que querem iniciar a vida profissional. “É uma experiência muito boa. A maioria aqui nunca teve trabalho e está começando agora a correr atrás. Mesmo sendo um emprego de seis meses, já é uma experiência muito válida para conseguir outros trabalhos”, disse.

Kelvi destacou também o aprendizado sobre o lado emocional do trabalho. “Aprendemos sobre situações de pressão e como lidar com elas. Esse lado emocional é importante não só para o trabalho, mas para a vida”, afirmou. Ele citou como exemplo uma dinâmica aplicada pela instrutora Ana Lúcia. “Ela mostrou um vídeo que falava sobre resiliência e autoconfiança. Isso falta em muita gente”, disse.

Outra participante da nova turma, Jeovanna Nathaly, 19 anos, que também concluiu o Ensino Médio, destacou que o primeiro dia de formação já trouxe aprendizados importantes. “Estou achando bem legal. Acho que vai trazer bastante aprendizado para nós, jovens, porque o mercado de trabalho está bem concorrido. Essa aula introdutória já ajudou bastante”, afirmou.

Ela também elogiou a iniciativa da Fundat. “É uma ótima oportunidade para jovens que realmente querem ter um futuro. Muitos não têm objetivos definidos, e essa chance abre portas para quem quer crescer”, disse.

O aluno Emanoel Vinicius, 20 anos, soube do Projeto Empresa Protagonista pelo Instagram da Fundat. “Vim com uma amiga que também está aqui no auditório e achei bem legal. Nunca tive um emprego. Estou em busca do meu primeiro”, afirmou.

Para Emanoel, a iniciativa da Prefeitura é essencial: “É muito importante dar uma oportunidade para os jovens que estão começando, essa primeira chance, essa primeira ligação com o mercado. A gente pega experiência, abre a mente para novas áreas.”

Empresa Protagonista

A campanha Empresa Protagonista estabelece compromissos mútuos entre as empresas participantes e a Fundat. As empresas ofertam vagas para jovens de 16 a 24 anos, garantem acompanhamento por tutores e mantêm o contratado por pelo menos seis meses. Já a Fundat é responsável pela capacitação, mentoria, seleção dos jovens e monitoramento dos resultados. 

Empresas que cumprem todas as etapas recebem o Selo Empresa Protagonista, reconhecendo o compromisso social com a formação de novos profissionais.



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