A OpenAI anunciou nesta última semana (13/11) o início dos testes do novo recurso para a criação de conversas em grupo com a participação direta do ChatGPT. Nesta fase inicial, a funcionalidade será disponibilizada apenas em alguns países como um projeto piloto e possibilitará que vários usuários interajam com a inteligência artificial (IA) simultaneamente em um mesmo chat.
De acordo com a empresa desenvolvedora, esses bate-papos em grupo com o ChatGPT foram pensados para facilitar tarefas do dia a dia com amigos, familiares ou colegas de trabalho. A proposta é transformar o modelo de IA em um assistente mais integrado ao convívio entre pessoas “em um espaço compartilhado para planejar, tomar decisões ou desenvolver ideias juntos”, ressaltou a companhia ao apresentar a novidade.
Como vão funcionar as conversas em grupo no ChatGPT?
Segundo a OpenAI, o novo recurso funciona de maneira semelhante às conversas com o ChatGPT já conhecidas pelos usuários, mas com a diferença de que outras pessoas podem participar do mesmo bate-papo. As respostas da inteligência artificial são geradas pelo GPT-5.1 Auto, sistema que seleciona automaticamente o modelo mais adequado para cada mensagem, considerando o plano utilizado por quem recebe a resposta (Free, Go, Plus ou Pro).
Para iniciar um chat em grupo com a IA, basta tocar no ícone de pessoas no canto superior direito de qualquer conversa nova ou existente. Ao adicionar alguém a um chat já aberto, o ChatGPT cria automaticamente uma cópia da conversa original, garantindo que o histórico individual permaneça separado. Os usuários podem compartilhar um link para convidar mais pessoas e formar grupos de até vinte participantes. Ao entrar no primeiro grupo, os usuários precisam configurar um breve perfil com nome, nome de usuário e foto, essas informações são exibidas para todos os membros do bate-papo.
Os chats ficam organizados em uma seção dedicada na barra lateral para facilitar o acesso. A OpenAI destacou que o ChatGPT foi treinado com novas habilidades sociais para acompanhar o fluxo da conversa. Agora, o modelo sabe quando deve responder e quando permanecer em silêncio para evitar interrupções desnecessárias. Também é possível mencionar “ChatGPT” para chamar sua atenção diretamente. A IA ainda pode reagir com emojis às mensagens e usar as fotos de perfil dos participantes para gerar imagens personalizadas dentro do bate-papo.
Os usos possíveis são diversos: planejar viagens com amigos, montar roteiros, definir listas de compras, comparar opções de destinos, organizar tarefas de trabalho ou até colaborar em pesquisas escolares. Projetos práticos, como decorar um ambiente ou planejar o paisagismo do quintal, também podem ser desenvolvidos em conjunto com a ajuda da IA.
Privacidade e segurança nos chats coletivos com o ChatGPT
Para fornecer mais controles de privacidade, as conversas em grupo permanecem completamente separadas das interações privadas de cada usuário com o ChatGPT. Isso significa que a memória pessoal da ferramenta não é usada nos chats coletivos e a inteligência artificial não criará novas memórias a partir dessas conversas. Além disso, nenhuma anotação ou informação individual armazenada pelo usuário em conversas privadas será compartilhada com outras pessoas no grupo.
O controle também é garantido no momento da entrada: o usuário só participa de um grupo após aceitar o convite e todos os membros podem visualizar quem está presente ou deixar o chat a qualquer momento. Para usuários com menos de 18 anos, o sistema aplica medidas adicionais de segurança com o objetivo de reduzir a exposição a conteúdo sensível para todos que estiverem no mesmo grupo. Pais e responsáveis também podem desativar completamente os chats coletivos por meio dos controles parentais disponíveis.
Quem pode utilizar o recurso de conversas em grupo no ChatGPT?
Nesta primeira etapa, as conversas em grupo no ChatGPT estão sendo disponibilizados somente em alguns países: Japão, Nova Zelândia, Coreia do Sul e Taiwan. O recurso está sendo implementado gradualmente tanto em dispositivos móveis quanto na versão web. A OpenAI afirma que essa fase inicial tem como objetivo observar como o recurso será utilizado, coletar feedback e, com isso, orientar melhorias antes de expandir a funcionalidade para mais regiões e usuários.
A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.
![]()

