Pular para o conteúdo

O Nano Banana Pro do Google cria imagens de IA ultrarrealistas. Isso me assusta muito | oalanbrado.com.br

Banner Aleatório

Uma das coisas mais essenciais que faço ao testar novos geradores de imagens e vídeos de IA é tentar descobrir se as afirmações feitas por uma empresa são verdadeiras ou boatos de marketing. O Google prometeu que nano banana profissional traria a compreensão mundial do Gemini 3 e o poder informativo da Pesquisa Google para suas imagens de IA. Entrei no novo modelo assim que ele foi lançado e, francamente, acho que o Google subestimou suas capacidades.

Banner Aleatório

O nanobanana original modelo era extremamente popular, embora, como qualquer serviço de IA, houvesse áreas gritantes para melhoria. Há uma área em que já estou super impressionado com a nova versão pro: ela realmente pode lidar com renderização complexa de texto em imagens. Nano banana pro pode criar infográficos complexos e adicionar legendas a imagens sem tantas alucinações usuais. Isso é uma virada de jogo, mas talvez não da maneira que esperávamos. Durante meus testes iniciais com profissionais, essa foi uma sensação constante. O modelo profissional é excelente, embora de uma forma extremamente enervante.

Aqui está o que meus testes iniciais mostraram, completo com muitas imagens profissionais de nano banana. Se você quiser experimentar por si mesmo, aqui está a maneira mais barata de acessá-lojuntamente com O novo detector de imagens AI do Google.

Pessoas e personagens ultrarrealistas

O programa de TV Riverdale nos deu muitos diálogos ridículos e memeáveis, mas nada é mais engraçado para mim do que a fala de Archie sobre os “altos e baixos épicos do futebol americano do ensino médio”. Como alguém cujo time de futebol americano do ensino médio foi tricampeão estadual, pude ver a opinião de Archie. Nano banana pro conseguiu recriar o momento.

Esta é uma imagem perfeita de KJ Apa, que interpretou Archie, embora ele não esteja no reformatório como na cena original.

Criado por Katelyn Chedraoui usando Gemini AI

Gemini inicialmente negou meu pedido quando usei os nomes “KJ Apa” e “Riverdale” em meu prompt (como deveria), mas cuspiu essa imagem de aparência muito precisa depois que eu simplesmente excluí os nomes. Esse método nem sempre funcionou – Gemini não sinalizou meu pedido de uma cena semelhante a Legalmente Loira, mas também não capturou a semelhança reconhecível de Reese Witherspoon. Mas obtive duas representações precisas de The Grinch, do Dr. Seuss: a versão de Jim Carrey e a versão em desenho animado dublada por Benedict Cumberbatch.

O Dr. Suess provavelmente está rolando no túmulo agora.

Criado por Katelyn Chedraoui usando Gemini AI

Embora esses resultados sejam impressionantes, não é bom que Gêmeos seja capaz de criá-los. Celebridades, figuras públicas e outras pessoas reconhecíveis têm expressou preocupações sobre como as ferramentas de IA tornam mais fácil para qualquer pessoa criar versões de IA delas com aparência realista. As empresas de IA afirmaram que existem barreiras técnicas e políticas para evitar abusos, mas já vimos como estes sistemas podem falhar. À medida que novos modelos como o nano banana pro se tornam mais capazes de criar essas imagens e vídeos, fica ainda mais difícil saber quando algo é real ou IA.

Renderização de texto ridiculamente precisa em imagens

Placas de lojas, logotipos de camisetas e basicamente qualquer objeto que exija texto legível há muito atormentam os geradores de imagens de IA. Esses erros têm sido bons para nós quando procuramos sinais de que algo foi criado com IA, porque o texto estaria sempre errado. Mas o nano banana pro resolve quase inteiramente esse problema, para melhor ou para pior.

As empresas de IA há muito que pretendem criar textos legíveis nos seus meios generativos. O primeiro modelo de imagem da OpenAI – que você deve se lembrar estimulou uma tendência de pessoas fazendo versões de si mesmas no Studio Ghibli – deveria se destacar na geração de texto em imagens. Mas meus testes mostraram que ainda havia grandes problemas com isso.

Nano banana pro quase não apresenta erros visíveis em seus infográficos. Além disso, seus designs são limpos, bem organizados e eficazes. Confira alguns dos que gerei.

O ChatGPT realmente lutou com erros de digitação e inventou etapas falsas do ciclo da água. Nano banana pro se destacou.

Criado por Katelyn Chedraoui usando Gemini AI

Nano banana pro depende de fontes da Pesquisa Google para criar infográficos.

Criado por Katelyn Chedraoui usando Gemini AI

Os infográficos profissionais do Nano banana podem detalhar tópicos complicados, como neste meta design sobre como funcionam os geradores de imagens de IA.

Criado por Katelyn Chedraoui usando Gemini AI

O Nano banana pro foi desenvolvido com o Gemini 3 e depende do enorme banco de dados de conteúdo on-line da Pesquisa Google para criar esses infográficos. Mas se não quiser permitir que o Google escolha a fonte, você pode incluir as fontes das quais deseja extrair em seu prompt. Dei ao Gêmeos o link do meu reportagens detalhadas sobre a luta pelo poder da IA ​​​​de Hollywood para testar isso, e tenho que admitir, é uma representação visual muito boa da história.

Isso faz exatamente o que um infográfico deve fazer, condensando a história em seus temas principais e conectando-os. Além disso, incluía o (antigo) logotipo e fonte da CNET, conforme solicitei.

Criado por Katelyn Chedraoui usando Gemini AI

Nano banana pro é irritantemente excelente

Houve muitos momentos decisivos na evolução da IA ​​generativa. Vimos vários nos últimos seis meses, com o Veo 3 introduzindo som em vídeos de IA e o Sora tornando mais fácil do que nunca fazer deepfakes. O modelo nano banana original era outro, mas claramente o modelo profissional eclipsa tudo o que vimos na tecnologia de imagem de IA este ano ou em qualquer ano anterior. Essas imagens nano banana pro AI são as mais próximas que já vi de designs e fotografias criados por humanos. Embora eu esteja bastante impressionado com as proezas técnicas que o Google está apresentando, isso apenas aprofunda minhas preocupações sobre o uso indevido de tecnologias de IA como essa.

Tentei fazer com que Gemini fizesse infográficos sobre teorias duvidosas de pseudociência. Ele encerrou todas as solicitações sinalizadas (corretamente) como desinformação sobre saúde, embora tenha deixado escapar uma imagem – mostrando que as proteções em vigor ainda são imperfeitas. Já vimos como estas ferramentas podem ser usadas para criar conteúdos racistas, abusivos e ilegais, apesar dos esforços das empresas de IA. Nano banana pro pode carregar arsenais de malfeitores com todo o poder de fogo de que precisam. Infelizmente, estou confiante de que será apenas uma questão de tempo até que vejamos imagens de IA criadas por nanobananas anexadas a postagens ou campanhas virais nas redes sociais, sem nenhuma maneira de determinarmos a olho nu se é real ou IA.

Ao mesmo tempo, como o nano banana pro é o modelo de imagem de IA mais capaz disponível, ele será extremamente útil. Pessoas que desejam uma imagem rápida, ajuda na edição de imagens existentes ou possuem um infográfico para incluir em seu trabalho poderão criar resultados de alta qualidade. Esta é a faca de dois gumes inerente à inovação da mídia generativa, e o nano banana pro é a ferramenta – ou arma – mais afiada até agora.

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *