Pular para o conteúdo

OpenAI lança pesquisa de compras no ChatGPT

Banner Aleatório

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Banner Aleatório

A OpenAI divulgou, nesta segunda-feira (24), o lançamento de sua ferramenta de pesquisa de compras para o ChatGPT. Ela é gratuita e, segundo a empresa, gera um guia de compras personalizado para seus usuários.

A startup treinou o GPT-5 mini, que realiza perguntas para montar o cenário ideal e traz as respostas de avaliações realizadas em sites que a OpenAI julga ser de maior qualidade.

Pessoa segurando várias sacolas com a frase
Novidade está sendo lançada justamente para as compras de fim de ano (Imagem: SeventyFour/iStock)

Ou seja, experiências de usuários presentes no Reddit, por exemplo, seriam mais confiáveis para o ChatGPT do que as de marketing pago e avaliações em páginas de produtos. Representantes da OpenAI acrescentaram que a ferramenta não prioriza nenhum site ao citar links para produtos recomendados.

Como funciona a pesquisa de compras no ChatGPT

  • A novidade não tem similaridades com a busca clássica do chatbot;
  • A ferramenta também não tem relação com o recurso de finalização de compra no chatbot, cuja tecnologia usada é a Stripe e só é liberada nos Estados Unidos. Neste caso, os consumidores compram de vendedores selecionados de Etsy e Shopify;
  • Ao invés disso, há um botão, chamado “pesquisa de compras“. Com ele ativado, o usuário pode descrever sua busca. Exemplos dados pela OpenAI: “encontrar um sofá pequeno para um apartamento estúdio” ou “preciso de um presente para minha sobrinha de 4 anos que adora arte”;
  • A partir daí, segundo a startup, a ferramenta solicita mais detalhes por meio de um questionário, no qual são levados em consideração questões, como orçamento, preferências de cores e tamanho;
  • Conforme o ChatGPT recolhe informações da internet, passa a sugerir de dez a 15 itens na tela;
  • Os usuários, então, são incitados a clicar em “mais como este” ou “não tenho interesse“, de modo a refinar a compilação feita pela inteligência artificial (IA).

Futuramente, varejistas poderão se cadastrar no Checkout Instantâneo, recurso pelo qual o usuário poderá comprar e pagar o produto diretamente pelo ChatGPT, sem precisar ir para a página web da loja.

O novo serviço tem, segundo a OpenAI, desempenho “especialmente bom” em categorias que precisam de mais detalhes, como eletrônicos, beleza, casa, jardim, cozinha, eletrodomésticos e artigos para atividades ao ar livre.

Gráfico de barra que mostra a precisão do GPT-5 com compras
Gráfico mostra a precisão do GPT-5 com compras (Imagem: Divulgação/OpenAI)

Em contrapartida, caso a pergunta seja mais simples, como verificação de preços e especificações de hardware, a empresa recomenda o uso do ChatGPT tradicional, pois a nova ferramenta leva alguns minutos para compilar os resultados.

A startup disse que vai agregar avaliações localizadas em toda a internet e trará citações de links para páginas de produtos ou sites de avaliação. Além disso, ele não vai compartilhar os chats dos usuários com varejistas.

A empresa de Sam Altman afirmou ainda que vai disponibilizar “uso praticamente ilimitado” a todos os membros gratuitos e pagos para fomentar as compras para as festas de fim de ano. A ferramenta, inclusive, já está sendo implementada para todos.

Ela também recomenda que os usuários visitem os sites dos varejistas para obtenção de detalhes mais precisos, pois, segundo a empresa, a nova ferramenta “pode ​​cometer erros em relação a detalhes do produto”, tais como preço e disponibilidade.

Leia mais:

Limitações

A companhia reconhece certas limitações da ferramenta, o que mostram que ela, a princípio, não será nada além de mais um pequeno auxílio aos compradores online. Isso porque, ensinar o GPT-5 a ser crítico na identificação de avaliações objetivas, não pagas ou reais tem sido “tarefa bastante difícil“, afirmou, à Bloomberg, Isa Fulford, líder da equipe de pesquisa de compras da OpenAI. “É impossível acertar 100%“, frisou.

Logo da OpenAI na tela de um smartphone
OpenAI quer fortalecer sua presença no mercado de compras online (Imagem: bangoland / Shutterstock)

“De modo geral, muitas avaliações no Reddit são bastante confiáveis. Então, treinamos o modelo para prestar atenção e indexar mais fontes online com conteúdo orgânico, em vez de marketing pago”, avaliou Manuka Stratta, pesquisadora da OpenAI que integrante da equipe responsável pelo desenvolvimento do novo recurso.


Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *