Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A OpenAI está se preparando para lançar anúncios no ChatGPT pela primeira vez, de acordo com um código recém-descoberto no aplicativo do chatbot de inteligência artificial. Identificado inicialmente pelo engenheiro de computação Tibor Blaho, o código sugere que a OpenAI está testando anúncios e recursos de compras em uma versão beta do aplicativo Android do ChatGPT. ‘A versão beta 1.2025.329 do aplicativo Android do ChatGPT inclui novas referências a um ‘recurso de anúncios’ com ‘conteúdo de bazar’, ‘anúncio de busca’ e ‘carrossel de anúncios de busca’,’ observou Blaho em uma postagem no X.
Desde seu lançamento em novembro de 2022, o ChatGPT tem sido completamente livre de anúncios, com o diretor-executivo Sam Altman descrevendo-os como um ‘último recurso’. No entanto, o chefe de tecnologia parece ter moderado sua posição nos últimos meses, afirmando que está aberto à ideia de introduzi-los. ‘Eu não sou totalmente contra’, disse ele no podcast da sua empresa em junho. ‘Posso apontar áreas onde gosto de anúncios. Acho que anúncios no Instagram são meio legais.’
A quantidade de dados personalizados reunidos pela OpenAI através das conversas dos usuários com seus chatbots pode tornar os anúncios altamente direcionados – e também altamente lucrativos. A OpenAI ainda não obteve lucro com sua tecnologia, embora espere gerar US$ 13 bilhões em vendas até 2025 a partir dos níveis premium do ChatGPT. A receita é compensada por cerca de US$ 22 bilhões em gastos, principalmente com investimento maciço em chips de computador, data centers e outras infraestruturas digitais necessárias para treinar e hospedar sua A.I.
Uma análise recente do gigante bancário HSBC sugere que a OpenAI ainda não será lucrativa até 2030. Acordos para alugar computação em nuvem da Microsoft e Amazon – que somam quase US$ 300 bilhões – não serão suficientes para apoiar os planos de crescimento da OpenAI, de acordo com as previsões da HSBC Global Investment Research, com mais US$ 207 bilhões necessários para atender aos seus gastos com data centers de inteligência artificial. Embora as assinaturas para os níveis premium do ChatGPT devam crescer significativamente até o final da década, novas fontes de receita advindas de publicidade serão necessárias para ajudar a cobrir esse déficit. O jornal The Independent entrou em contato com a OpenAI para obter mais informações sobre seus planos de publicidade.

