Pular para o conteúdo

Commvault apresenta IA conversacional como interface para resiliência cibernética

Banner Aleatório

A Commvault, empresa global de soluções de resiliência cibernética e proteção de dados para ambientes de Nuvem híbrida, anunciou uma nova experiência de uso que coloca a conversação no centro da gestão da resiliência empresarial.

Banner Aleatório

Com o Model Context Protocol (MCP), servidor desenvolvido pela companhia, a Commvault conecta sistemas corporativos a assistentes de Inteligência Artificial generativa, como o ChatGPT Enterprise, da OpenAI, e o Claude, da Anthropic. A novidade permite que os usuários interajam com o Commvault Cloud por meio de linguagem natural, de forma simples e intuitiva, para configurar, monitorar e executar tarefas de proteção e recuperação de dados.

A solução transforma a maneira como as empresas lidam com a resiliência cibernética, trazendo simplicidade e agilidade às operações críticas. Com comandos conversacionais, os profissionais podem executar ações complexas e automatizar rotinas de backup e recuperação dentro dos mais altos padrões de segurança e conformidade com as políticas corporativas.

Toda interação conversacional com o Commvault Cloud ocorre pelo servidor MCP baseado em políticas da Commvault, que governa a autenticação, o acesso e a criptografia

O novo modelo de interação cria uma experiência consistente e unificada de gestão para todas as cargas de trabalho protegidas pelo Commvault Cloud, seja em ambientes SaaS, de nuvem ou híbridos. Com isso, a Commvault reforça seu compromisso em tornar a proteção de dados mais acessível, segura e eficiente, utilizando a Inteligência Artificial como aliada na construção de uma resiliência cibernética de nível empresarial.

“Com este tipo de simplicidade de IA, podemos gastar menos tempo gerenciando trabalhos de backup de rotina e mais tempo pensando em como fortalecer nossa estratégia de resiliência”, disse Christopher N. Colla, vice-presidente de Tecnologia da Informação e CIO da B&G Foods. “É muito fácil pedir ao nosso assistente de IA para lidar com um backup ou verificar um status de recuperação – é da mesma forma que pedimos para escrever um e-mail ou resumir um relatório. Agora, essa mesma simplicidade se aplica a manter nossos dados seguros”, afirmou.

“A IA conversacional da Commvault é uma aplicação pragmática da GenAI para proteção de dados”, disse Johnny Yu, gerente de pesquisa da IDC. “Seu foco não é a autonomia da IA, mas sim otimizar a interface entre a ferramenta de proteção de dados e o usuário humano. Dito isso, ela estabelece as bases para a autonomia da IA, criando rastreabilidade e responsabilidade por cada ação da IA”, comentou.

“Na Commvault, estamos indo além das interfaces conversacionais para permitir a resiliência agêntica – onde a IA pode agir em nome das equipes, de forma segura e transparente”, disse Pranay Ahlawat, diretor de Tecnologia e IA da Commvault. “Ao adotar o MCP, estamos dando às empresas a base para automatizar fluxos de trabalho de recuperação e proteção dentro das diretrizes do NIST Risk Management Framework – controlados por acesso auditável, baseado em políticas e baseado em funções. É assim que unimos simplicidade e confiança na era das operações de IA”, completou.

Uso seguro da GenAI

Toda interação conversacional com o Commvault Cloud ocorre pelo servidor MCP baseado em políticas da Commvault, que governa a autenticação, o acesso e a criptografia. Além disso, a Commvault não usa ou treina modelos de IA externos com dados ou entradas de clientes. Os dados dos clientes permanecem protegidos sob as políticas de privacidade e segurança da Commvault, e as plataformas GenAI externas operam sob seus próprios controles gerenciados pelo cliente. Essas salvaguardas integradas ajudam a manter a rastreabilidade, a auditabilidade e a conformidade com os padrões de proteção de dados de nível empresarial – para que a simplicidade nunca venha à custa da segurança.

Principais Benefícios

Simplicidade conversacional: gerencie tarefas de resiliência através de um diálogo natural e cotidiano.

Automação confiável: as interações assistidas por IA são governadas pelos controles de conformidade e segurança de dados integrados da Commvault.

Velocidade e clareza: verifique o status, inicie trabalhos ou visualize a cobertura de proteção em segundos, simplesmente perguntando.

Cobertura abrangente: funciona em todas as cargas de trabalho protegidas pelo Commvault Cloud – em ambientes SaaS, Nuvem e híbridos.

As capacidades de resiliência conversacional se alinharão com a disponibilidade de plataformas GenAI empresariais suportadas, incluindo ChatGPT Enterprise e Claude. Integrações adicionais com outros assistentes GenAI empresariais estão em avaliação.

Serviço
www.commvault.com

 

Você também pode gostar

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *