Prestes a completar 41 anos e a disputar sua sexta Copa do Mundo, Cristiano Ronaldo não se cansa de acumular marcas nos gramados mundo afora. Entre elas, ter ganho cinco Bolas de Ouro, 34 títulos – entre eles, cinco Champions League – e feito mais de 950 gols.
Esse desempenho se reflete fora das quatro linhas. Há um mês, o português se tornou o primeiro bilionário do futebol ao alcançar uma fortuna de US$ 1,4 bilhão. E agora, está colocando parte desses recursos em jogo, naquele que, hoje, é o principal campo de investimentos no mundo dos negócios.
O jogador é o mais novo investidor da Perplexity, startup americana de inteligência artificial. Com esse novo lance, cujos termos não foram revelados, ele reforça um captable que já conta com um elenco com nomes de peso, como Jeff Bezos e Nvidia.
Em comunicado, a Perplexity informou que, além do investimento, firmou um patrocínio global com Cristiano Ronaldo. E ressaltou que a abordagem do jogador reflete a filosofia da empresa de que “cada conquista, cada resposta, é um ponto de partida para a próxima pergunta”.
Discursos à parte, para marcar essa associação, a startup está lançando um hub interativo do jogador, onde os fãs poderão explorar sua carreira, ver imagens raras, navegar por perguntas selecionadas, reviver gols e descobrir histórias por trás desses tentos.
Em paralelo, a parceria com a Perplexity e a entrada na área de inteligência artificial marca o movimento de maior fôlego de Cristiano Ronaldo no campo dos investimentos. Fundada em 2022, a startup já captou US$ 1,5 bilhão e foi avaliada em US$ 20 bilhões em sua rodada anterior, em setembro.
Enquanto coleciona disputas sobre direito autoral com grupos e veículos como o The New York Times, a companhia vem expandindo seu portfólio voltado para empresas, seu modelo de assinaturas pagas e sua presença fora dos Estados Unidos.
Cristiano Ronaldo, por sua vez, estreou “em casa” nessa arena de aportes em empresas ligadas à tecnologia Em 2012, ele investiu na Mobitto, um aplicativo português que recompensava usuários por interações com marcas, em um modelo semelhante a um programa de fidelidade.
Dez anos depois, em 2022, ele participou de uma rodada de US$ 20 milhões da Draftea, plataforma mexicana de games. No mesmo ano, o jogador também investiu na FanCraze, startup de NFTs (non-fungible token).
Em 2023, Ronaldo passou a ser acionista da Chrono25, marketplace alemão de relógios de luxo que também já coleciona outros investidores de peso, como a família Arnault, da LVMH, General Atlantic e Insight Partners.
No mesmo ano, ele foi um dos nomes por trás da rodada de US$ 40 milhões da Strikerz, game de futebol concorrente da EA Sports. Já em 2024, ele embarcou no captable da Novus, startup alemã de motos elétricas, e na Bioniq, de suplementos personalizados e dispositivos (wearables) de monitoramento.
Recentemente, o renomado jogador de futebol Cristiano Ronaldo fez um investimento na Perplexity, uma empresa rival da OpenAI no campo da Inteligência Artificial. Esse movimento levanta questionamentos sobre o potencial da IA para melhorar nossa sociedade e qualidade de vida. A utilização da tecnologia de forma consciente e ética pode trazer inúmeras vantagens, desde avanços na medicina até soluções para problemas ambientais. Cabe a nós refletir sobre como podemos aproveitar ao máximo as inovações da IA para criar um mundo melhor para todos.

