
Pouco mais de um mês após ter iniciado o seu programa de acesso antecipado, a gigante tecnológica decidiu alargar a disponibilidade da sua IA doméstica. O Gemini for Google Home está a chegar a uma nova vaga de utilizadores, conforme reporta o 9to5Google, sinalizando que a fase de testes está a ganhar maturidade antes de um lançamento público mais abrangente.
Acesso expandido mas ainda em testes
Este programa de “early access” difere da tradicional “Public Preview” da Google, funcionando mais como uma versão beta fechada onde as funcionalidades ainda não estão finalizadas e podem ocorrer alguns soluços técnicos. Para aqueles que se inscreveram para experimentar a novidade, é provável que comece a surgir uma notificação na aplicação a indicar que o Gemini para Home está pronto a utilizar.
Esta atualização marca uma mudança significativa no ecossistema de casa inteligente da empresa: ao aceitar a transição, os ecrãs inteligentes Nest e as colunas compatíveis deixam de utilizar o clássico Google Assistant para adotarem integralmente o Gemini como o cérebro das operações domésticas.
Funcionalidades e continuidade entre divisões
O processo de configuração inicial é descrito como simples, embora inclua alguns alertas importantes. Para já, o sistema está limitado à língua inglesa, não sendo capaz de responder noutros idiomas. Além disso, a configuração pede aos utilizadores que definam filtros para convidados, uma medida de privacidade importante dado que o sistema permite pesquisas de vídeo conversacionais, o que implica o acesso a registos de vídeo.
Uma das novidades que mais se destaca nesta versão é a funcionalidade de “conversas entre dispositivos”. Segundo os testes realizados, esta característica permite que um utilizador identificado pelo Voice Match continue uma conversa com a IA ao mudar de divisão, fluindo de um dispositivo para outro. Embora ainda seja necessário utilizar o comando de despertar (“Hey, Google”) em cada interação para ativar o dispositivo, a continuidade do contexto da conversa parece funcionar melhor do que o esperado inicialmente.
Os utilizadores têm ainda à disposição dez opções de voz diferentes para o assistente, personalizando a experiência nesta nova era onde o Google Assistant dá definitivamente lugar ao Gemini.

