Embora a OpenAI continue insistindo que atualmente não há anúncios – ou testes de publicidade – ao vivo no ChatGPT, o diretor de pesquisa da empresa, Mark Chen, também reconhecido que a empresa “ficou aquém” das mensagens promocionais recentes e está trabalhando para melhorar a experiência.
Chen e outros executivos da OpenAI estavam respondendo a postagens de assinantes pagantes do ChatGPT que reclamaram de ver mensagens promocionais de empresas como Peloton e Alvo.
Em resposta, a empresa disse que estava apenas testando maneiras de mostrar aos aplicativos criados na plataforma de aplicativos ChatGPT que anunciado em outubrosem “nenhuma componente financeira” nessas sugestões. (Um dos usuários que inicialmente reclamou dos anúncios respondeu com ceticismoescrevendo: “Bruhhh… Não insulte seus usuários pagantes.”)
Da mesma forma, o chefe do ChatGPT, Nick Turley postado sexta-feira que ele estava “vendo muita confusão sobre rumores de anúncios no ChatGPT”.
“Não há testes ao vivo para anúncios – todas as capturas de tela que você viu não são reais ou não são anúncios”, escreveu Turley. “Se buscarmos anúncios, adotaremos uma abordagem cuidadosa. As pessoas confiam no ChatGPT e tudo o que fizermos será projetado para respeitar isso.”
Mais cedo naquele mesmo dia, no entanto, Chen respondeu em tom mais apologético, reconhecendo que a polêmica não é apenas uma questão de confusão dos usuários.
“Concordo que qualquer coisa que pareça um anúncio precisa ser tratada com cuidado, e ficamos aquém”, escreveu ele. “Desativamos esse tipo de sugestão enquanto melhoramos a precisão do modelo. Também estamos buscando controles melhores para que você possa diminuir ou desativar isso se não achar útil.”
Evento Techcrunch
São Francisco
|
13 a 15 de outubro de 2026
No início deste ano, o ex-executivo da Instacart e do Facebook, Fidji Sumo, juntou-se à OpenAI como CEO de Aplicativos e era amplamente esperado que construir o negócio de publicidade da empresa. No entanto, o Wall Street Journal informou esta semana, um memorando recente do CEO da OpenAI, Sam Altman, declarou um “código vermelho”, priorizando o trabalho para melhorar a qualidade do ChatGPT e adiando outros produtos, incluindo publicidade.

