O ChatGPT ainda é o chatbot mais popular do mundo, mas seu domínio na corrida multibilionária para reestruturar a economia com inteligência artificial (IA) começou a diminuir.
O número de usuários que acessam o aplicativo do ChatGPT todos os meses estabilizou desde o meio do ano, de acordo com dados da empresa de pesquisa de mercado Sensor Tower. A dona do chatbot, a OpenAI, foi ofuscada por rivais como o Google em benchmarks do setor que comparam os recursos de diferentes sistemas de IA.

ChatGPT pode estar em ‘alerta vermelho’ pela corrida da IA Foto: (Foto AP/Jose Luis Magana)
A mudança sugere tempos difíceis pela frente para a OpenAI, cujo lançamento do ChatGPT há três anos abalou o confortável controle que gigantes como Google, Microsoft e Apple exerciam sobre a economia digital e a vida online de bilhões de pessoas.
À medida que o ChatGPT crescia rapidamente até atingir os mais de 800 milhões de usuários mensais que possui hoje, empresas de tecnologia estabelecidas se apressaram em responder e o Vale do Silício reconstruiu sua visão para o futuro em torno da tecnologia pioneira da OpenAI. Empresas de todos os setores da economia e dois governos consecutivos dos Estados Unidos abraçaram a ideia de que a IA está pronta para proporcionar grandes saltos em produtividade e eficiência, provocando novos investimentos.
O resultado do enorme impacto do ChatGPT é que a OpenAI agora enfrenta uma batalha intensa e cara com algumas das maiores e mais lucrativas empresas do mundo — sem ter um negócio lucrativo próprio.
O CEO, Sam Altman, disse no podcast BG2, no final de outubro, que a OpenAI havia faturado mais de US$ 13 bilhões em 2025. Mas analistas estimam que a empresa está perdendo muitos bilhões a mais. Um porta-voz da OpenAI se recusou a comentar sobre o assunto.
Jim Reid, analista do Deutsche Bank, estimou em uma nota de pesquisa, na quinta-feira, que a OpenAI terá perdido cerca de US$ 140 bilhões desde 2024 até 2029, um valor que excede em muito o consumo de caixa de startups de sucesso em ondas tecnológicas anteriores. O Google gera cerca de US$ 30 bilhões em lucro a cada trimestre com seu império de pesquisa e software.
Alguns investidores e analistas alertam agora que, se o boom da IA acabar por ser uma bolha especulativa que entra em colapso — como alguns líderes tecnológicos previram —, a OpenAI terá dificuldade em angariar o financiamento necessário para se manter competitiva. Com o Gemini, do Google, e outros rivais a ganharem terreno ao ChatGPT, a OpenAI poderá ficar para trás na corrida da IA que iniciou e que, em tempos, parecia destinada a dominar.
“Veremos uma situação em que o ChatGPT foi o vencedor inicial”, mas parece estar a caminho de acabar perdendo para outros, disse Ross Hendricks, analista de ações da empresa de pesquisa de investimentos Porter and Co. “Eles vão acabar como o MySpace, incapazes de realmente monetizar e se destacar da multidão”, disse ele, invocando a rede social pioneira que mais tarde foi enterrada por rivais como o Facebook.
A OpenAI foi fundada em 2015 como uma organização sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento de IA tão capaz quanto os seres humanos, para o benefício de toda a humanidade. Mas seu CEO, Sam Altman, colocou sua empresa em um caminho mais comercial e agressivo em 2019, com uma aliança multibilionária com a Microsoft.
Compartilhar o código de IA com a gigante da tecnologia em troca de financiamento e poder de computação levou à descoberta que deu origem ao ChatGPT em novembro de 2022.
Após o sucesso do chatbot, as ambições da OpenAI se expandiram rapidamente e ela redobrou seus esforços em busca de lucros, vendendo assinaturas do ChatGPT e criando um negócio que cobra outras empresas para desenvolver sua tecnologia de IA. Altman argumentou que a empresa só poderia cumprir suas metas tecnológicas gastando enormes recursos.
A OpenAI já recebeu US$ 57 bilhões em financiamento de investidores, mais do que qualquer outra startup anterior, de acordo com a empresa de dados de investimento, PitchBook. Seus financiadores incluem empresas de investimento, megainvestidor japonês SoftBank e o fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos. Altman assumiu compromissos de gastos futuros de centenas de bilhões em chips de computador e data centers necessários para alimentar as futuras ferramentas de IA da empresa.
Mas os recentes lançamentos de produtos da OpenAI, como um navegador com IA, chamado Atlas, e uma rede social chamada Sora para compartilhar vídeos gerados por IA, não decolaram entre os usuários da mesma forma que o ChatGPT. E os rivais da OpenAI estão começando a alcançá-la, especialmente o Google, que era visto como líder em IA até o surgimento do ChatGPT.
O Google disse em outubro que seu chatbot, Gemini, havia atingido 650 milhões de usuários mensais, em parte graças ao seu novo recurso de geração de imagens Nano Banana, que se tornou viral nas redes sociais.
Os usuários ativos mensais do ChatGPT em todo o mundo aumentaram apenas 5% entre julho e novembro, enquanto o aplicativo de IA Gemini do Google cresceu 30%, de acordo com a Sensor Tower. Nos principais mercados europeus, as assinaturas pagas do ChatGPT não cresceram desde o verão, afirmaram analistas do Deutsche Bank em um relatório divulgado na quarta-feira, citando dados de transações proprietários.
A Anthropic, uma startup fundada por ex-funcionários da OpenAI, em 2021, levantou US$ 47 bilhões em financiamento, de acordo com a PitchBook. Sua ferramenta de codificação de IA cresceu mais rapidamente do que a da OpenAI, de acordo com a empresa de pesquisa de IA e semicondutores SemiAnalysis.
Na segunda-feira, 1, Altman enviou aos funcionários da OpenAI um memorando de “alerta vermelho” ordenando que se concentrassem mais em melhorar o ChatGPT e menos no desenvolvimento de outros produtos ou negócios paralelos, informou o The Information.
No mesmo dia, o chefe do ChatGPT da OpenAI, Nick Turley, disse em uma postagem no X que o ChatGPT era o assistente de IA mais popular em todo o mundo, embora também reconhecesse que havia uma concorrência acirrada. “Novos produtos são lançados todas as semanas, o que é ótimo — isso nos impulsiona a agir mais rapidamente e continuar elevando o padrão do que um assistente de IA pode fazer”, escreveu ele.
A OpenAI caiu em alguns benchmarks do setor usados para comparar a capacidade de diferentes sistemas de IA.
Durante a maior parte dos últimos três anos, a empresa ocupou o primeiro lugar em um “índice de inteligência” mantido pela empresa Artificial Analysis, que testa modelos de IA em tarefas como curiosidades, matemática e codificação. Mas a liderança da OpenAI tem sido menor nos últimos meses e o Google a substituiu como a empresa com melhor desempenho em novembro, após lançar sua versão mais recente do Gemini. A tecnologia de IA do Google também está em primeiro lugar em outro benchmark, o ranking ARC-AGI, que tenta testar o quão geral, ou semelhante à humana, é a inteligência dos sistemas de IA.
Os clientes que a OpenAI precisa conquistar para aumentar sua receita provavelmente estão mais focados em qual chatbot de IA é mais útil em seu trabalho, negócios ou vida pessoal — e quanto eles custam. Empresas estabelecidas como o Google têm a vantagem de poder integrar suas ferramentas de IA em produtos usados por bilhões de pessoas todos os dias e podem usar seus lucros saudáveis para desafiar a OpenAI em termos de preços.
Satya Nadella, CEO da Microsoft, disse ao apresentador de podcast, Dwarkesh Patel, no mês passado, que a OpenAI e outras startups recentes de IA enfrentariam forte concorrência de gigantes como a sua própria empresa. “Elas terão que competir”, disse ele sobre as novas empresas. “Se elas cobrarem preços altos, adivinhe… eu vou substituí-las.”
A crescente popularidade e o poder dos modelos de IA lançados como software gratuito para qualquer pessoa baixar e modificar aumentam essa pressão. Modelos de IA gratuitos ou abertos geralmente ficam atrás dos melhores de empresas como OpenAI, Anthropic e Google, mas muitas empresas os utilizam como uma alternativa mais barata para algumas tarefas.
Reid, analista do Deutsche Bank, disse em sua nota de pesquisa, na quinta-feira, que o caminho para a sobrevivência da OpenAI parece estreito.
“A OpenAI pode continuar a atrair financiamento significativo e, em última análise, desenvolver produtos que gerem lucros substanciais e revolucionem o mundo”, escreveu ele. “Mas, no momento, nenhuma startup na história operou com perdas esperadas em algo próximo a essa escala. Estamos firmemente em território desconhecido.”
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