O Google anunciou nesta segunda-feira (8) que planeja lançar os primeiros de seus óculos com tecnologia de IA em 2026, enquanto a empresa de tecnologia intensifica seus esforços para competir com a Meta em um mercado de consumo cada vez mais aquecido para dispositivos de IA.
A empresa, que pertence à Alphabet, está colaborando no design do hardware com Samsung, Gentle Monster e Warby Parker, com a qual a Google firmou um compromisso de US$ 150 milhões em maio, cerca de 814 milhões e 440 mil reais.
O Google planeja lançar óculos apenas com áudio, que permitirão aos usuários conversar com o assistente de inteligência artificial Gemini, informou a empresa em um blog. A companhia também afirmou que desenvolverá óculos com display na lente, capazes de mostrar informações como direções de navegação e traduções em tempo real.
Segundo a Google, os primeiros modelos chegarão ao mercado no próximo ano, embora a empresa não tenha especificado quais versões farão parte do lançamento inicial.
Em um documento apresentado na segunda-feira, a Warby Parker disse que os primeiros óculos desenvolvidos em parceria com a Google devem ser lançados em 2026.
Os óculos serão baseados no Android XR, o sistema operacional da Google para seus headsets.
Leia mais:
Os óculos de IA da Alibaba, que competirão com os da Meta, serão vendidos por US$ 500
Ações da Meta sobem 6% na expectativa do mercado por cortes no metaverso
Inteligência artificial pode sobrecarregar o sistema elétrico dos EUA nos próximos anos? Entenda
As atualizações de segunda-feira vêm após a empresa ter anunciado em maio que voltaria ao mercado de smart glasses. Na época, o cofundador Sergey Brin disse ter aprendido com os erros do passado da Google no segmento, citando IA menos avançada e falta de conhecimento na cadeia de suprimentos, o que levou a preços elevados.
“Agora, no mundo da IA, as coisas que esses óculos podem fazer para te ajudar sem te distrair constantemente, essa capacidade é muito maior”, disse Brin em maio.
O mercado de wearables de IA vem ganhando força, com a Meta liderando o setor. Os óculos Ray-Ban Meta, da empresa de mídia social, tiveram um sucesso surpreendente. Os óculos, projetados em parceria com a gigante de óculos EssilorLuxottica, contam com o assistente digital Meta AI.
A Meta também lançou seus próprios óculos com display em setembro, que permitem aos usuários ver recursos como mensagens, prévias de fotos e legendas ao vivo através de uma pequena tela embutida em uma das lentes do dispositivo.
Outras empresas como Snap e Alibaba também têm produzido suas próprias versões de óculos com IA, à medida que o mercado, ainda pequeno, mas competitivo, continua crescendo.
A Google também revelou, na segunda-feira, mais atualizações de software para o headset Galaxy XR, incluindo a capacidade de conectá-lo a PCs com Windows e um modo de viagem que permite usar o dispositivo em aviões e carros.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC
Internacional e a
responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Como servidor público há mais de 16 anos, é interessante observar o avanço da tecnologia e como ela pode impactar positivamente a nossa sociedade. A chegada dos primeiros óculos de IA do Google ao mercado em 2026 é um exemplo disso. Essa nova ferramenta promete facilitar o dia a dia das pessoas, trazendo mais praticidade e agilidade em diversas tarefas.
É importante refletir sobre como essa tecnologia pode ser útil no serviço público, auxiliando os profissionais a atenderem de forma mais eficiente e rápida às demandas da população. A integração dos óculos de IA nas atividades cotidianas pode potencializar os resultados e proporcionar uma experiência ainda melhor para todos.
Portanto, é fundamental estar atento às novidades tecnológicas e buscar formas de utilizar essas inovações a nosso favor, visando sempre a melhoria dos serviços prestados à sociedade. Vamos pensar em como podemos tirar o melhor proveito desses avanços para obter resultados cada vez mais positivos.

