Pular para o conteúdo

Inteligência Artificial: Lideranças de redações debatem seu impacto na produção jornalística

Banner Aleatório

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) realizou o painel “IA e o futuro do jornalismo”, que reuniu lideranças de redações para debater o uso da Inteligência Artificial nos veículos jornalísticos do País. O evento ocorreu durante a cerimônia de premiação do Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2025, na ESPM Tech, em São Paulo.

Banner Aleatório
79425 BRF CAS Comunicacao em rede Desdobramento midia Banner 728 x 90 copy

Participaram do debate Alan Gripp, diretor de Redação de O Globo; Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha de S.Paulo; Eurípedes Alcântara, diretor de Jornalismo do Estadão; e Patricia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta. A mediação foi de Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS.

Os participantes falaram sobre dois princípios básicos do uso de IA nas redações: supervisão humana, verificando as informações geradas pela tecnologia, e transparência total, apontando com clareza onde e como a IA foi utilizada. Além disso, foi debatido um importante tópico, que é a importância de não só pensar em como as redações usarão IA, mas também refletir como a sociedade será treinada para consumir conteúdo gerado ou manipulado por IA.

Ao final do evento, a ANJ homenageou 13 jornais centenários e entregou ao Instituto Palavra Aberta o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa 2025. Leia mais sobre o debate aqui.

“”



Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *