A tecnologia segue avançando rapidamente, impulsionada pelas novas aplicações de inteligência artificial. A Sinch, líder global em soluções de comunicação, divulgou um levantamento com as principais previsões para 2026 sobre o uso de IA em mensagens conversacionais.
Segundo a empresa, o volume de interações entre marcas e clientes deve crescer cinco vezes, à medida que agentes inteligentes transformam a forma como consumidores se relacionam com empresas. A expectativa é que esses agentes de IA, tanto para empresas quanto para consumidores, criem novas categorias de interação, redefinindo assim modelos de engajamento e exigindo que as companhias redesenhem suas arquiteturas de comunicação com foco em escala, contexto e confiança.
A seguir, as 8 tendências tecnológicas que devem marcar 2026:
- Agentes de IA vão desencadear uma explosão no volume de conversas e nas oportunidades
O tráfego global de mensagens deve aumentar de três a cinco vezes em diversos setores. À medida que a IA conversacional permite que empresas lidem com muito mais interações, novas arquiteturas de dados e fluxos de trabalho serão necessárias para gerenciar bilhões de trocas paralelas, com consciência de contexto. Com agentes de IA agora capazes de se comunicar diretamente entre si, a Sinch espera que o volume total de conversas aumente até cinco vezes.
- Agentes de IA deixarão de ser apenas redutores de custos e irão se tornar motores reais de crescimento
A IA deixará de ser vista como ferramenta de contenção e passará a ser vetor de expansão. Cada interação com o cliente se torna uma fonte de insight e potencial receita. Empresas mais avançadas já observaram um aumento no valor médio de até 30% de pedidos em vendas adicionais feitas após a resolução de problemas conduzidas por IA.
- Voz com IA será o canal preferido para demandas complexas
Novos sistemas de Voice AI respondem em cerca de 800 milissegundos, quase tão rápido quanto uma conversa humana. Com reconhecimento de intenção em tempo real e memória contextual, esses sistemas entregam uma experiência mais humana e, para o consumidor, mais eficiente na resolução de questões complexas.
- Mensagens conversacionais vão redefinir as expectativas dos clientes
O SMS continuará sendo essencial para alcance e verificação, mas canais ricos como RCS e WhatsApp transformarão interações únicas em experiências conversacionais de mão dupla. Marcas que integrarem esses canais em uma camada unificada guiada por IA serão líderes do mercado.
- Jornadas conectadas desbloquearão lealdade e valor de longo prazo
A expectativa para 2026 é de experiências contínuas entre canais e dispositivos, com manutenção do contexto ao longo da jornada. Sem integração entre voz, chat e e-mail, empresas tendem a ficar para trás.
- Estratégias de comunicação regionalizadas serão decisivas para diferenciar líderes globais de seguidores
A fragmentação dos canais de comunicação impõe um novo desafio às empresas globais. Com o WhatsApp dominante no Brasil e na Índia, o avanço do RCS na América do Norte e a força dos superapps na Ásia, a adaptação regional passa a ser determinante para competitividade e escala.
- Comunicações verificadas e seguras definirão o futuro da confiança nas marcas
Com deepfakes e spoofing de voz crescendo rapidamente, remetentes verificados, elementos visuais de marca e autenticação sem atrito serão essenciais para estabelecer confiança digital. Conteúdos não verificados ou irrelevantes serão filtrados antes mesmo de chegar ao usuário.
- As caixas de entrada inteligentes do futuro reinventarão o e-mail como um canal de precisão
Embora 42% dos consumidores esperem receber promoções personalizadas por e-mail, 33% relatam frustração quando as mensagens não são relevantes. Com a evolução das caixas de entrada inteligentes, conteúdos genéricos tendem a perder espaço, enquanto comunicações verificadas e contextualmente relevantes passam a ser priorizadas.
A inteligência artificial ultrapassou o campo da infraestrutura tecnológica e já passou a redefinir a comunicação digital. Em 2026, as marcas que abraçarem essa mudança irão transformá-la em um poderoso motor de crescimento.

