Pular para o conteúdo

Amazon fecha acordo de investimento bilionário na OpenAI durante boom da Inteligência Artificial (IA) no mundo

Banner Aleatório

Ler Resumo

A Amazon anunciou nesta semana que está em negociações para investir cerca de 10 bilhões de dólares na criadora do ChatGPT, OpenAI. Esse acordo pode levar a empresa a valer mais de 500 bilhões de dólares.

O possível acordo destaca a demanda do setor de IA, à medida que as empresas estão se movimentando para conseguir construir sistemas que possam rivalizar ou superar a inteligência humana. Porém, diante de todo esse cenário, os investidores estão atentos a sinais de que a demanda por inteligência artificial está diminuindo entre a população, ou de que os gastos massivos não estão trazendo retornos de maneira antecipada.

Nos últimos meses, a OpenAI tem fechado acordos bilionários com grandes empresas de tecnologia. Nvidia e Oracle firmaram parcerias expressivas na área de inteligência artificial ao longo deste ano, enquanto a criadora do ChatGPT também acertou um contrato de 38 bilhões de dólares para garantir acesso à infraestrutura de computação em nuvem da Amazon. Segundo a Reuters, as conversas entre as duas companhias acontecem em um momento estratégico, já que a OpenAI se prepara para uma possível oferta pública de ações, que poderia elevar sua avaliação para até 1 trilhão de dólares. A aproximação com novos parceiros evidencia a capacidade da empresa de ampliar alianças após se afastar de suas origens como organização sem fins lucrativos e revisar sua relação com a Microsoft. Atualmente, a OpenAI opera como uma corporação de benefício público, controlada por uma entidade sem fins lucrativos, mas com participação nos resultados financeiros gerados, especialmente junto a clientes de serviços em nuvem.

Além disso, a OpenAI estaria negociando a venda de uma versão corporativa do ChatGPT para a Amazon. Ainda não está claro, porém, se o acordo incluirá a integração de funcionalidades do chatbot aos produtos da gigante do varejo, como ferramentas voltadas para compras, área em que a Amazon vem investindo para aprimorar seus próprios aplicativos. As informações foram divulgadas pelo site The Information, que aponta que os detalhes da parceria seguem em discussão.

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *