São quatro cursos técnicos gratuitos EaD com inscrições abertas no IFSULDEMINAS, veja como se inscrever.
O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) está com inscrições abertas para 4 Cursos Técnicos subsequentes em Administração, Cervejaria, Informática para Internet e Logística, todos gratuitos, oferecidos de forma online EaD e com até 1 ano e meio de duração.
No total, são 800 vagas abertas em 13 polos de apoio presencial, coordenados pelos Campi Machado e Três Corações. Os polos ficam nas cidades de Barroso, Cambuquira, Campanha, Campo Belo, Conceição do Rio Verde, Machado, Monsenhor Paulo, Monte Sião, Nova Serrana, Paraisópolis, São Bento Abade, São Thomé das Letras e Três Corações. O candidato deverá se inscrever em um desses polos, onde obrigatoriamente realizará encontros e atividades presenciais, que representam 20% da carga horária do curso.
- Quem pode se inscrever: estudantes que já concluíram o Ensino Médio. No curso Técnico Subsequente em Cervejaria EaD apenas estudantes maiores de idade, que já concluíram o Ensino Médio podem se inscrever.
- Modalidade de ensino: curso EaD, a distância (online). (Todos os cursos possuem 20% (vinte por cento) de sua carga horária executados de modo presencial, por meio de encontros presenciais realizados nos Polos de Apoio Presenciais).
- Inscrição: Até 27/08
- Processo de seleção: Sorteio Eletrônico
Veja os detalhes na tabela abaixo:
CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES | VAGAS | POLOS |
em Administração (EaD) | 200 | Barroso – Cambuquira – Campo Belo – Conceição do Rio Verde – Monsenhor Paulo – Nova Serrana – São Thomé das Letras – Três Corações |
em Cervejaria (EaD) | 200 | Machado |
em Informática para a Internet (EaD) | 200 | Barroso – Campanha – Campo Belo – Monte Sião – Nova Serrana – Paraisópolis – São Bento Abade – Três Corações |
em Logística (EaD) | 200 | Cambuquira – Campo Belo – Conceição do Rio Verde – Monsenhor Paulo – Nova Serrana – São Bento Abade – Thomé das Letras – Três Corações |
A seleção dos candidatos será realizada por meio de sorteio eletrônico, em 29 de agosto de 2024, e o início das aulas está previsto para o 2º semestre letivo de 2024, em data a ser definida. As inscrições estão abertas até 27 de agosto de 2024.
Para ingressar nos quatro cursos técnicos subsequentes EaD, é obrigatório ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula. Exclusivamente para se candidatar a uma vaga no curso técnico subsequente EaD em Cervejaria, é obrigatório também ter no mínimo 18 anos de idade.
Tendo cumprido esses requisitos, o candidato deve se inscrever no período de 08 a 27 de agosto de 2024 por meio deste link, que direciona para a plataforma Gov.br, na qual o candidato deverá se cadastrar para participar deste e de qualquer outro processo seletivo do IFSULDEMINAS.
Para quem necessitar, os campi do Instituto e os polos de apoio presencial disponibilizarão computadores para realizar a inscrição. Há necessidade de entrar em contato com a Copese do campus ou com o polo de apoio para agendar o atendimento. Os contatos estão nas páginas iniciais do edital.
No ato da inscrição, o candidato deverá escolher, obrigatoriamente, o campus no qual será matriculado, o polo onde irá comparecer aos encontros presenciais e o curso que deseja realizar, de acordo com os Quadros 1 e 2 do edital.
Durante a inscrição, deve ser indicado também o tipo de concorrência escolhido: Ampla Concorrência (45% das vagas), uma das oito Ações Afirmativas (50%) ou vagas reservadas para Pessoas com Deficiência – PcD Geral (5%). Não haverá cobrança de taxa de inscrição para este processo seletivo!
LINKS IMPORTANTES
Ações Afirmativas
Poderão concorrer às vagas destinadas às Ações Afirmativas os candidatos que tenham:
- cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas;
- cursado o Ensino Fundamental em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA);
- obtido certificado de conclusão do Ensino Fundamental com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência, ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.
Não poderão concorrer às vagas reservadas às Ações Afirmativas estudantes que tenham cursado o Ensino Fundamental integralmente, ou em parte, em escolas particulares, ainda que beneficiados com bolsa de estudos.
Para ocupar qualquer uma das vagas reservadas (Ações Afirmativas e PcD Geral), o candidato precisará comprovar que atende aos requisitos obrigatórios de cada uma das modalidades de ação afirmativa, como: escolaridade, renda e deficiência. Essa comprovação deverá ser feita no momento da matrícula por meio da apresentação de documentação específica (itens 12.5, 12.6 e 14.4 do edital). Além disso, os candidatos autodeclarados negros ou pardos serão submetidos à entrevista pela Comissão de Heteroidentificação Complementar.
Atendimento ao candidato: [email protected]