- O Bitcoin está se desviando do padrão histórico do ciclo de 4 anos.
- O padrão era alimentado por “consenso memético”.
- Investidores institucionais podem estar influenciando um novo padrão de comportamento para o Bitcoin.
Um autodenominado especulador niilista de criptomoedas acredita que o Bitcoin está se afastando do tradicional ciclo de 4 anos para uma tendência que ainda não foi determinada.
Em sua postagem mais recente no X, o analista destacou o comportamento passado do Bitcoin, explicando o conceito por trás do ciclo de 4 anos, que atualmente está passando por uma disrupção.
Relacionado: O ciclo de 4 anos do Bitcoin está morto? A liquidez agora governa a criptomoeda
Do Bitcoin Halfving ao “Consenso Memético”
Segundo o analista, o padrão comportamental de 4 anos do Bitcoin se originou do halving regular do Bitcoin, que ocorre a cada quatro anos. Nos estágios iniciais, os analistas focaram no princípio econômico de oferta e demanda para explicar por que o preço da criptomoeda disparou em torno dos eventos de redução pela metade.
No entanto, o aclamado especulador niilista acredita que uma certa população da comunidade Bitcoin capitalizou esse princípio para construir um “consenso memético” que impulsionou a ideia do ciclo de 4 anos.
O que o analista quer dizer com consenso memético
Explicando sua visão, o analista observou que um grupo de traders formou um “acordo implícito”, talvez inconscientemente, e coordenou a compra e venda de Bitcoin em horários determinados, representando um “egregor como cartel.
Esse comportamento de grupo forçou pessoas de fora a participarem do sistema, levando a uma cultura dominante entre os traders que se alinhavam com a ideia de uma rotina de 4 anos para o Bitcoin.
Uma Mudança Contínua no Padrão de Tendência do Bitcoin
Com o ciclo em andamento, alguns participantes que buscavam maximizar a oportunidade mudaram seu comportamento ao assumirem posições à frente do ciclo, visando antecipar o sistema para obter o máximo lucro. No entanto, tais medidas fracassaram em 2025 devido à disparidade de comportamento entre traders que venderam agressivamente e aqueles que não seguiram a tendência.
O analista considera essa abordagem divergente uma confirmação da quebra do ciclo de 4 anos do Bitcoin. Ele acredita que a coordenação anterior está deficiente, e que outro padrão pode estar se desenrolando para a criptomoeda pioneira.
Vale ressaltar que o padrão de ciclo de 4 anos do Bitcoin era mais eficaz antes do grande influxo de investidores institucionais por meio de ETFs e outros produtos relacionados. Talvez a influência dessa categoria de investidores tenha neutralizado o “consenso memético” destacado pelo analista e possa definir o tom para um novo padrão ao qual os traders de varejo terão que se alinhar.
Relacionado: Sem Aperto Longo Este Ciclo do Bitcoin, O Que Isso Significa?
Disclaimer: The information presented in this article is for informational and educational purposes only. The article does not constitute financial advice or advice of any kind. Coin Edition is not responsible for any losses incurred as a result of the utilization of content, products, or services mentioned. Readers are advised to exercise caution before taking any action related to the company.
Como servidor público há mais de 16 anos, tenho observado atentamente as evoluções do mercado financeiro, especialmente no que diz respeito ao Bitcoin. Recentemente, temos visto a quebra do ciclo de 4 anos dessa criptomoeda, com a chegada da Era dos ETFs (Exchange-Traded Funds).
Os ETFs têm se mostrado uma forma mais acessível e segura para investir em Bitcoin, permitindo que investidores diversifiquem suas carteiras e minimizem os riscos. Essa nova fase traz consigo oportunidades para aqueles que desejam explorar novas fontes de recursos financeiros e potencializar seus ganhos.
É importante que os investidores estejam atentos às mudanças no mercado e busquem se informar e educar sobre as possibilidades que os ETFs podem oferecer. A quebra do ciclo de 4 anos do Bitcoin abre caminho para uma nova era de investimentos, onde os ETFs desempenham um papel fundamental.
Portanto, cabe a cada um de nós explorar as oportunidades que surgem nesse cenário e buscar tirar o melhor proveito delas. A decisão sobre como utilizar os recursos financeiros disponíveis é pessoal e deve ser feita com base em informações sólidas e análise criteriosa. A Era dos ETFs promete ser um marco no mercado financeiro, e cabe a cada um de nós decidir como aproveitar essa nova realidade.

