
O Google colocou sua Inteligência Artificial Google Gemini em todos os seus serviços, mas conta com recursos específicos para otimizar a experiência de turismo nas cidades.
Ao contrário do Google Maps, que fornece recomendações baseadas em dados estáticos, o Gemini oferece uma abordagem mais dinâmica, permitindo que os usuários façam perguntas específicas e recebam respostas personalizadas sobre locais a visitar, economizando tempo e aumentando a eficiência na exploração de novos destinos.
Neste artigo, vamos mostrar como você pode utilizar o Google Gemini como o seu “guia turístico virtual” para deixar as suas viagens de férias mais interessantes.
Como usar o Google Gemini para o turismo

Tudo começa com um prompt claro e específico para os passeios turísticos.
Por exemplo, ao solicitar:
“Quero uma lista com os lugares mais importantes da cidade de São Paulo para visitar durante a tarde a pé”
A IA considera não apenas a localização, mas também o tempo disponível e o meio de transporte, gerando uma lista de locais que se encaixam nas preferências do usuário.
É a personalização que vai tornar a experiência de planejamento de viagens muito mais prática e adaptada às necessidades individuais.
O Gemini pode sim ser integrado ao Google Mapas a partir dessa primeira consulta. O usuário poderá acessar as informações geográficas e de navegação de forma direta, a partir dos resultados apresentados.
Além disso, a IA fornece avaliações de usuários, ajudando na escolha de locais com base em experiências anteriores de outros visitantes, o que aumenta a confiança nas recomendações.
Versatilidade e acessibilidade
O Google Gemini não se limita a pontos turísticos, já que pode ser utilizado para encontrar restaurantes, hotéis e outras atrações no local.
O usuário obtém uma grande vantagem neste caso, já que pode planejar suas atividades de forma abrangente, combinando tudo em um único aplicativo, sem a necessidade de alternar entre diferentes plataformas.
Lembrando sempre que o Google Gemini está disponível tanto para Android quanto para iPhone, contando com uma interface amigável e a capacidade de responder a perguntas em linguagem natural.
A IA do Google está disponível em diferentes versões, como Gemini 1.5, 1.5 Pro e 1.5 Flash. Cada versão possui características diferentes, e podem ser acessadas pelos usuários em dispositivos móveis ou através da web.
O Gemini consegue ser uma ferramenta acessível para todos, independentemente do nível de familiaridade com tecnologia, idade ou nacionalidade.
Prepare sua viagem com antecedência
Além de facilitar a busca em tempo real, o Google Gemini também permite que os usuários planejem suas viagens com antecedência.
Através da versão web, é possível elaborar um roteiro completo antes da viagem, garantindo que todas as preferências e necessidades sejam atendidas, o que é especialmente útil para aqueles que desejam maximizar seu tempo durante a visita.
E se existem um campo onde a Inteligência Artificial pode ser relevante para a maioria dos usuários comuns é mesmo no turismo.
As indicações de rotas e passeios do Google Gemini deixam as férias de qualquer pessoa algo muito mais prático do que poderia ser pelos métodos tradicionais.
E com o planejamento da viagem com a ajuda da Inteligência Artificial, você ganha tempo e tranquilidade para aproveitar ainda mais o passeio que você está fazendo.
