Os assistente de inteligência artificial já provaram as suas capacidades na análise de dados, sugestões de preparação de documentos e criação de código de programação, mas afinal como se adaptam às tarefas de Natal? Na semana passada a Google mostrou como o Gemini e o Google Lens podem ser usados na preparação de refeições, com dicas da Tia Cátia para cozinhar melhor com IA, e por isso decidimos pôr à prova os principais chatbots para ver a qualidade da resposta.
Entre o Copilot, ChatGPT, Gemini, Claude e Evaristo, deu para perceber que todos estão mais ou menos ajustados às tradições portuguesas, mas com um toque de modernidade (ou de tradições de outros países). Nos pratos principais não faltou o Peru e o Bacalhau, mas não cozido, e nas sobremesas as rabanadas e aletria, embora com algumas variações.
Mesmo para quem está muito habituado a preparar refeições de família, a organização das ementas, as listas de supermercado e as compras, assim como a calendarização dos preparativos, uso de forno e ocupação do frigorifico acabam sempre por ser um desafio. O que devo cozinhar primeiro? E como garantir que as preparações seguem o preceito, com todo os ingredientes comprados para não faltar nada na altura da confecção?
A Tia Cátia partilhou algumas dicas e a forma como já usa o Gemini para sugerir alguns pratos, fazer a lista de compras para o supermercado – organizada por áreas e até pela maneira óptima de comprar (os congelados em último ligar, claro). E sugeriu também que quando é preciso multiplicar a receita base por mais pessoas se use a inteligência artificial para fazer as compras. Mas sempre com espírito crítico, porque nem todas as sugestões são as mais acertadas.
Para a ceia de Natal de amanhã decidimos testar alguns chatbots de inteligência artificial para ajudarem a preparar uma refeição para 14 pessoas, e embora com algumas variações ao tema todos acertaram nas principais tradições portuguesas, adicionando algumas ideias que até podem ajudar a dar um toque de modernidade sem perder o espírito natalício.
E no final até ajudaram a preparar a imagem do convite para o jantar!
Veja as imagens das várias sugestões, e imagens, criadas pela IA
O Copilot da Microsoft mostrou ser o mais consciencioso com o tempo e a necessidade de evitar o stress. “Para uma ceia de Natal para 14 pessoas, o segredo é escolher pratos saborosos, festivos e que rendam bem, sem te deixarem preso na cozinha o dia inteiro. Aqui vai uma proposta completa, equilibrada e prática — e que funciona lindamente para grupos grandes”. É direto e prático, sobretudo para quem quer ainda aproveitar o tempo para se divertir com a família!
Foi dando sugestões de optimização, de forma completa, oferecendo-se para criar listas, organizar tempos, e mesmo tabelas para imprimir de forma a seguir tudo à risca.
O Gemini não fugiu à regra das boas sugestões, mas com mais critério para menus dedicados a convidados vegetarianos e diabéticos, mas foi preciso ir pedindo algumas dicas, como a tabela detalhada para ajudar a organizar a preparação da refeição.
A antecipação também foi um conselho do ChatGPT, mas as primeiras sugestões eram para começar a preparar tudo dez dias antes. Só quando lhe indicámos que hoje é dia 23 é que “acelerou” para recomendações mais práticas. E deu ainda a ideia de colocar etiquetas nos pratos para quem tem restrições alimentares e a utilização descartáveis para reduzir o tempo de lavagem da louça.
Também o Claude mostrou estar à altura, e adaptado aos gostos e tradições portuguesas, na preparação do menu e nas listas sugeridas. Destacou-se ainda ao criar um convite interativo, com código html, onde nem falta a neve a cair.
Experimentámos ainda o português Evaristo.ai, que usou os recursos da Internet para a sugestão de menu, com Perú mas sem bacalhau, e falhou nas sobremesas com poucas recomendações natalícias. Pudim de travessa e biscoitos decorados de Natal, sem filhós e rabanadas, sabe a pouco. Na lista de compras foi preciso que pedíssemos diretamente para indicar as quantidades para responder de forma mais correta.
Mesmo assim foi o único que adicionou alguns acessórios práticos, como os sacos de lixo ou a película aderente e caixas para guardar os restos da refeição.
Sugestões feitas, é tempo de colocar as mãos na massa, até porque a véspera de Natal é já amanhã!
Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.