A Lexus, em colaboração com a agência AKQA, investe na inteligência artificial generativa para dar vida a uma narrativa natalina marcada por efeitos visuais e linguagem experimental.
Intitulado “Built for Every Kind of Wonder” (“Construído para todos os tipos de maravilhas”, na tradução literal), o projeto foi desenvolvido no Virtual Studio da agência, braço do grupo WPP, apresentado como um “motor de conteúdo de última geração” que une técnica cinematográfica e inovação tecnológica.
O filme adota um tom abstrato e se distancia de uma narrativa linear tradicional. Em meio a paisagens nevadas e imagens de caráter onírico, surgem cenas como a de um peixe nadando sob um lago congelado e uma pista de esqui com formas ondulantes e irreais.
Entre esses quadros, um veículo Lexus aparece liberando faíscas mágicas e ganhando os céus, em uma referência visual ao trenó do Papai Noel.
A campanha se encerra com a revelação de que todo esse universo fantástico é fruto da imaginação de uma criança, que observa um globo terrestre em câmera lenta durante um passeio de carro, reforçando a proposta da marca de associar tecnologia, encantamento e imaginação.
Lexus aposta no uso de IA generativa e destaca resultados em campanha de inverno
Segundo material divulgado à imprensa, a Lexus desafiou a AKQA a explorar as possibilidades da inteligência artificial generativa em sua campanha de inverno e se disse satisfeita com o resultado obtido.
A tecnologia é apresentada como uma aliada na execução de produções visuais complexas e de alto custo, permitindo ganhos de eficiência, ainda que muitas peças precisem de refinamento humano para alcançar o resultado final desejado.
“O filme faz um trabalho fantástico ao explorar os pontos fortes da IA para criar um mundo mágico que se alinha perfeitamente com o nosso posicionamento de ‘feito para todos os tipos de maravilhas’”, afirmou Rudy Boeman, gerente de marca e comunicações da Lexus EMEA, em comunicado oficial. Segundo ele, a parceria com a AKQA deve ter novos desdobramentos no futuro.
Enquanto isso, nos Estados Unidos, a montadora mantém sua estratégia mais tradicional para o período natalino. A campanha “Dezembro para Recordar” volta a ser exibida com filmes de forte apelo emocional, retratando diferentes gerações de uma mesma família conectadas pela marca durante as festas de fim de ano, ao som de “Landslide”, clássico do Fleetwood Mac.


O uso de IA generativa em campanhas sazonais tem se espalhado pelo mercado, com recepção desigual.
A Coca-Cola, por exemplo, lançou nos últimos dois anos comerciais natalinos que reinterpretam anúncios históricos com auxílio da tecnologia. Apesar das críticas sobre a ausência do calor humano característico da marca, a empresa afirma que as peças tiveram bom desempenho em testes.
Já o McDonald’s retirou do ar, neste mês, um anúncio veiculado na Holanda que utilizava IA para retratar o estresse típico das festas, após forte reação negativa do público.
Foto: Unsplash


