A ampliação dos riscos digitais enfrentados por empresas brasileiras motivou a criação de um programa digital voltado à orientação de trabalhadores sobre práticas básicas de segurança. A iniciativa é da distribuidora Nova8, que passou a disponibilizar a série “Segurança começa pelo colaborador”, desenvolvida integralmente com apoio de Inteligência Artificial, da elaboração dos roteiros à geração das vozes utilizadas nos episódios.
O conteúdo está disponível em plataformas de áudio e busca responder a dúvidas frequentes sobre comportamentos que podem abrir brechas para ataques. A proposta é aproximar o tema da rotina de profissionais de diferentes áreas, traduzindo conceitos técnicos para situações comuns no ambiente de trabalho.
Série abordará práticas de Segurança Digital e busca reduzir vulnerabilidades humanas em empresas brasileiras
Pesquisas citadas pela empresa, realizadas pela Deloitte e pelo Insper, indicam que a alfabetização digital pode reduzir incidentes de Segurança em até 70%. Segundo o Gartner, mais de 60% dos trabalhadores deixam de seguir orientações de Segurança para priorizar tarefas do dia a dia. Já a Isaca aponta que 68% das organizações enfrentam riscos decorrentes da falta de profissionais com habilidades específicas em Cibersegurança.

“O podcast ajuda a enfrentar um paradoxo crítico do setor: a Cibersegurança nunca foi tão vital, mas ainda é mal compreendida”, afirma Luana Mita, diretora de Marketing da Nova8. E essa questão independe do tamanho da empresa. Hoje, de acordo com a executiva, qualquer organização pode ter um elo fraco dentro da estrutura e, na maioria dos casos, esse elo é humano.
A falta de familiaridade com práticas básicas de proteção afeta tanto gestores quanto equipes operacionais. “O impacto acontece tanto para executivos, que precisam proteger seus investimentos e a continuidade do negócio, quanto para colaboradores, que no dia a dia tomam decisões simples, mas capazes de gerar riscos com impacto direto na receita”, diz.
A Nova8 informa que a IA também foi usada na validação técnica e na edição dos episódios, com o objetivo de manter regularidade e clareza na apresentação. Cinco programas já estão disponíveis, abordando temas como senhas, golpes de engenharia social, comunicação interna em grupos e uso de crachás como forma de acesso. Cada episódio integra uma sequência que inclui conceitos básicos, orientações práticas e materiais complementares.
Mercado local
A Nova8, fundada em 2016 e sediada em Barueri, atua na distribuição de soluções de Segurança digital e no suporte técnico e consultivo para empresas e revendas. A companhia trabalha com ferramentas voltadas à proteção de aplicações, interfaces de programação, ambientes em Nuvem e defesa contra ameaças avançadas, além de oferecer treinamentos e capacitação para profissionais do setor.
A empresa é a única da América Latina mencionada no Gartner Market Guide for IT Distributors (ID G00798286) e mantém parcerias com fornecedores internacionais de segurança, ampliando sua atuação no mercado brasileiro com tecnologias voltadas à proteção de APIs, ambientes cloud-native e detecção de ataques.
Agência de comunicação
A produção foi desenvolvida em parceria com a Pólvora Comunicação, responsável pela definição da narrativa e pela estratégia de divulgação, com o objetivo de aproximar o conteúdo das dificuldades enfrentadas por gestores brasileiros. Em diversas organizações, as rotinas digitais avançam mais rápido do que a capacidade de compreensão dos próprios usuários sobre os riscos envolvidos.
Mesmo com a ampliação de ferramentas de Segurança e de políticas internas, ainda existe um descompasso entre o que é recomendado e o que, de fato, é entendido e aplicado no dia a dia. Nesse cenário, a falta de informação acessível ainda é um obstáculo para decisões relacionadas à proteção de dados. “O podcast é um serviço de utilidade pública para mostrar que a informação de Cibersegurança pode ser tão clara quanto uma conversa informal, de modo a ampliar o domínio das vulnerabilidades para identificação de riscos e evitar que decisões importantes deixem de ser tomadas por falta de conteúdo”, defende Mário Soma, diretor-geral e responsável pela área de negócios entre empresas da Pólvora Comunicação.
Serviço
//nova8.com.br
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