Pular para o conteúdo

Gemini aprimora detecção de vídeos gerados por IA da Google e promove transparência

Banner Aleatório

A Google alargou as capacidades do Gemini para passar a identificar se vídeos foram criados ou editados com ferramentas de inteligência artificial (IA) da própria empresa. A nova funcionalidade permite aos utilizadores verificar a origem de vídeos diretamente na aplicação.

Banner Aleatório

Depois de, em novembro, ter lançado uma ferramenta semelhante para imagens, a Google passa agora a aplicar o mesmo princípio aos vídeos, recorrendo à tecnologia SynthID — uma marca de água digital “imperceptível” que é incorporada nos conteúdos no momento da sua criação. Ao carregar um vídeo no Gemini e colocar perguntas como “Este vídeo foi gerado com Google AI?”, a plataforma analisa os ficheiros de áudio e imagem e indica se foi detetada a presença dessa mesma marca de água digital.

O Gemini fornece ainda depois contexto detalhado, identificando os segmentos específicos do vídeo onde foram encontrados elementos gerados por IA. Atualmente, a ferramenta suporta ficheiros até 100 MB e com uma duração máxima de 90 segundos, estando disponível em todos os países e idiomas onde o Gemini opera.

A introdução desta funcionalidade tem implicações diretas para o setor do marketing digital e da publicidade, uma vez que a capacidade de identificar conteúdos gerados por IA contribui para uma maior segurança de marca, ajudando a prevenir fraudes publicitárias e a reforçar a confiança dos consumidores numa altura em que é recorrente a partilha de vídeos falsos, gerados por IA.

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *