Os desenvolvedores de e-commerces de farmácias sempre tiveram que levar em conta estratégias de Search Engine Optimization (SEO), ou seja, otimizações realizadas no site para alcançar uma boa performance nos mecanismos de busca. Com a popularização da inteligência artificial generativa, nasceu uma nova disciplina – a Generative Engine Optimization (GEO). Mas poucos varejistas ainda pegaram essa onda.
Os três sites do setor com melhor desempenho digital concentram 70% das visitas decorrentes da IA generativa. É o que apontou o estudo da SimilarWeb em parceria com a Cadastra, provedor de soluções de tecnologia com uso de inteligência artificial.
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“O GEO prioriza a visibilidade do conteúdo que é referenciado como parte da resposta de um Large Language Model (LLM), não apenas por meio do ranqueamento tradicional”, explica Adilson Batista, CIO da Cadastra.
IA generativa é usada para comparação de preços no varejo farmacêutico
De acordo com o levantamento, o principal uso da inteligência artificial generativa pelos consumidores do varejo farmacêutico é a comparação de preços. Outro uso relevante é a busca de informações sobre medicamentos. “Isso mostra que o consumidor tem um comportamento de pesquisa intenso antes da decisão de compra e que deseja se municiar com informações úteis e prontamente localizáveis”, analisa.
Consulta Remédios e RD Saúde no topo
Tráfego referral do ChatGPT para os dez principais sites de farmácia
(em volume de tráfego/mil acessos)


